Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Truques para reverter o pré-diabetes

Por Carolina Randmer



Com alguns truques, é possível reverter o pré-diabetes/ Foto: Shutterstock
Antes da insulina parar de agir de vez e a pessoa desenvolver a diabetes, o corpo emite alguns sinais de alerta. Chamamos de pré-diabetes aquele momento no qual as taxas de açúcar no sangue estão elevadas, mas não o suficiente para causar uma pane no organismo.
“O quadro pode evoluir para a doença, mas com a ajuda de exercícios físicos e uma boa alimentação, a pessoa é capaz de reverter o problema”, afirma Golbert. Sede, cansaço, aumento da quantidade de urina e fraqueza são alguns dos sintomas que podem sugerir que há algo de errado acontecendo. Por isso, fique esperta!

Veja três truques para incorporar na dieta e passar longe do pré-diabetes:

1. Inclua chia na alimentação
A semente é uma das maiores fontes de ácido alfalinolênico (ALA), gordura poli-insaturada da mesma família do ômega-3. Ela previne a resistência à insulina e alterações bruscas nas taxas de açúcar. Combine uma colher (sopa) de chia com água, sucos, iogurtes ou frutas.

2. Experimente comer farinha de maracujá
 
Ela é rica em vitamina B3, ferro, fósforo, cálcio e pectina. Esse último composto tem ação
hipoglicemiante, ou seja, controla os níveis de açúcar no sangue. Como? Ela pisa no freio da absorção de glicose, então, o corpo a aproveita de uma maneira gradual. Adicione ao cardápio entre 1 e 2 colheres (sopa) todos os dias.


3. Aposte na batata-doce
Integrais, frutas e legumes são uma boa pedida para quem não pode exagerar no açúcar. Esse tipo de alimento é classificado na categoria de baixo índice glicêmico, que indica a velocidade com que a glicose é despejada na corrente sanguínea. O ideal é que ela seja liberada pouco a pouco para que não haja uma overdose doce no sangue. A batata-doce, por exemplo, é uma bela opção.


Fonte: http://dietaja.uol.com.br/truques-para-reverter-o-pre-diabetes/

Nenhum comentário: