Fernando Hernández.
Reorganizar
o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a
principal proposta do educador espanhol fernando Hernández. Ele se
baseia nas ideias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo
norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos
meios com os fins e da teoria com a prática.
Hernández
põe em xeque a forma atual de ensinar. "Comecei a me questionar em
1982, quando uma colega me apresentou a um grupo de docentes", lembra.
"Eles não sabiam se os alunos estavam de fato aprendendo. Trabalhei
durante cinco anos com os colegas e, para responder a essa inquietação,
descobrimos que o melhor jeito é organizar o currículo por projetos
didáticos".
O modelo propõe que o docente
abandone o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num
pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito
do processo.
É importante entender que não
há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O
primeiro passo é determinar um assunto - a escolha pode ser feita
partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. "Todas as coisas
podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida
inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o
assunto", diz Hernández.
Hernández alerta
que não basta o tema ser "do gosto" dos alunos. Se não despertar a
curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. "Se fosse esse o caso,
ligaríamos a televisão num canal de desenhos animados", explica. Por
isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de
objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas
são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e
acertos - isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada
de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos
pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar. Antes,
defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplinas(s).
Nunca o inverso.
É importante frisar que
há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas
uma delas. "É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas
expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e
individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações", explica
Hernández.
Para Hernándes a organização do
currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta
de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem
um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o
próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar
relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso, é
fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.
Fonte: http://curso-projetos.blogspot.com.br/2010/04/fernando-hernandez.html
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