Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Óleo de abacate ajuda a combater o colesterol

Gordura boa é potente no combate ao colesterol

Por Helena Dias


O óleo de abacate combate o colesterol e é um potente antioxidante / Foto: SXC
Uma das formas de combater o colesterol é consumindo gorduras boas. E nessa luta, entra o óleo de abacate. A substância é fonte de gorduras monoinsaturadas, que servem como fator de proteção para doenças cardiovasculares e ajudam a dimiuir o colesterol.
“O óleo de abacate se destaca por ter beta-sitosterol, um fitoesterol que diminui a circulação do colesterol na nossa corrente sanguínea e também as chances de sua oxidação. Além disso, o óleo de abacate é fonte de ácido oléico, o ômega 9 e ácido graxo insaturado, que tem característica anti-inflamatória. Se não bastassem todos esses benefícios, o óleo de abacate é fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante capaz de neutralizar o LDL (colesterol ruim)“, explica a Andréa Santa Rosa, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.
Antes de se empolgar com a notícia, saiba que ele não deve ser tomado em excesso. Devido ao seu alto valor calórico (cerca de 90 calorias por colher de sopa), como qualquer outra gordura, pode provocar o aumento de peso.

Como usar o óleo de abacate

O óleo de abacate pode ser uma excelente substituição ao azeite de oliva, pois sua composição é muito semelhante ao óleo extraído das azeitonas. “Entretanto, vejo pessoas reclamarem sobre o seu sabor e aroma. O que pode ser feito é misturá-lo a alimentos com sabores fortes para que o seu gosto seja mascarado; 2 colheres de sopa por dia já garantem suas propriedades”, aconselha a especialista.
Quem preferir, pode optar pelas cápsulas de óleo de abacate, mas também com cautela. “É preciso ter muita confiança no laboratório para garantir que o conteúdo da cápsula cumpra com a proposta. Quando consumido em óleo, ele é absorvido mais rapidamente pelo nosso organismo e garante os benefícios mais rápidos à nossa saúde”, finaliza a nutricionista.

Fonte:http://dietaja.uol.com.br/oleo-de-abacate-ajuda-a-combater-o-colesterol/

Nenhum comentário: