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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETOS DE APRENDIZAGEM COMO UMA PROPOSTA INOVADORA



Esta proposta pedagógica para o uso dos recursos on-line em sala de aula é baseado no conceito de aprender a aprender e não o de ensinar. Segundo MAGDALENA E COSTA (2003, P. 16-17), o objetivo é de construir e não o de instruir. Tendo como idéias centrais:

  •  
  • conhecimento/construção;

  •  
  • processo interativo;

  •  
  • prática como suporte da reflexão;

  •  
  • interdisciplinaridade;
* cooperação/reflexão/tomada de consciência;
* autonomia.

São processos que:
*partem das indagações dos alunos e do conhecimento que eles já têm;
*desenvolvem-se com a colaboração/cooperação interna e externa (diversidade);
*rompem com horários, disciplinas, seqüências, pré-requisitos, hierarquias, espaço...;
*fazem dos alunos e dos professores aprendizes, construindo conhecimento interdisciplinar, em ambientes informatizados.



Nesse ambiente os alunos podem:
*levantar hipóteses;
*analisar, organizar e selecionar informações para tomada de decisões conscientes;
*desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão nas Ciências, Artes e Técnicas;
*intuir, refletir e imaginar;
*ser solidário e cooperativo.

O professor passa a ser:
*orientador, desafiador;
*aprendiz;
*pesquisador;
*inovador;
*autônomo.

Vamos participar e construir uma comunidade dinâmica e solidária de aprendizagem. A partir de Projetos de Aprendizagem (PA) a serem construídos em grupos, compartilhando as pesquisas e experiências via on-line, podemos construir novas formas de aprender.

Propomos a sua operacionalizar com o uso de diversos recursos metodológicos e softwares, tais como:
*Avaliação e organização das idéias com o uso de Mapas Conceituais - cmap tools
*Escrita colaborativa - wiki
*Diário de bordo - blog
*Pesquisas on-line - buscadores de sites e imagens (google, yahoo, etc)
*Pesquisas bibliográficas - biblioteca escolar
*Análise de métodos, técnicas e recursos tecnológicos específicos para cada PA proposto.
*Discussão, seminários, fóruns, apresentação de propostas e teorias - ferramentas on-line (e-proinfo, video-conferências, chat, etc.


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