Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Exemplo de um projeto de aprendizagem




ESBOÇO DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM

COLEGIO ESTADUAL JOSÉ ALVES TOLEDO - URUANA-GO
Serie(s) envolvida(s): 1ª série do Ensino Médio
Disciplina(s) envolvida(s): Arte e Língua Portuguesa
Tempo previsto: duas semanas (06 aulas de 50 minutos)


Tema gerador: ARTE, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO?
Como propagar o evento Garota e Garoto CEJAT utilizando-se da Arte, da Tecnologia e da Comunicação?

Justificativa:
Todos os anos o Colégio realiza vários projetos sociais junto aos alunos e a comunidade. Porem verifica-se que os alunos não são estimulados a refletir ou produzir um conhecimento mais elaborado a cerca dos projetos desenvolvidos.
Assim surgiu a idéia trabalhar o presente projeto com os alunos de forma diferente integrando os alunos no seu processo de planejamento e execução. Incentivando-os a produzir a divulgação do evento com propagandas no radio local (vinhetas), propaganda volante, produção de cartazes, vídeos, utilizando diversos tipos de linguagem, mídias, e tecnologias possíveis na propagação e realização do evento Garota e Garoto CEJAT 2010 transformando o evento em um projeto de aprendizagem e não somente mais um projeto social.
Tem como objetivo maior promover uma aprendizagem significativa considerando as iniciativas dos alunos em lidar com as tecnologias, com a pesquisa e as manifestações artísticas no processo de produzir um evento.  E mais do que isso, valorizar de forma positiva e apropriada, os recursos de aprendizagem não banalizando o conhecimento, conceitos e valores socialmente construídos.


Quadro cognitivo:

  • O Que Sei?
  • Que a propaganda é a alma do negócio.
  • Existem vários tipos de tecnologias.
  • Um cartaz precisa das imagens para chamar atenção.
  • Produção de propaganda gera gastos
  • Que numa musica observo: quem a canta, a melodia, o estilo da música.


O Que Quero Saber? (Dúvidas temporárias)

  • Como produzir uma vinheta de radio?
  • Qual a linguagem mais apropriada para divulgar um evento?
  • Que imagens utilizar acordo com o texto produzido? Tipo de letra, disposição do texto, fotos, cores, tipo de papel, tamanho, etc
  • Qual o valor do custo para divulgar o evento?
  • Como se produz uma musica?


O Que Vou Fazer?

  • Realizar pesquisa junto a radio comunitária local
  • Paraíso FM
  • e sites de busca.
  • Pesquisar na internet e/ou livro didático.
  • Pesquisa-campo junto à gráfica local, em entrevista com o proprietário ou o produtor/editor, sites de busca.
  • Fazer um levantamento de dados com todos os colegas das turmas envolvidas, verificar com a direção a disponibilidade imediata da escola e para depois ir à busca de patrocínios.
  • Pesquisa em site de busca sobre produção musical; através de entrevista gravada ou filmada pelo celular junto ao maestro da cidade.


Conteúdos a serem trabalhados:

  • Arte: Música
  • Língua Portuguesa - gênero, linguagem e comunicação.


ATIVIDADE PRINCIPAL
Elaboração e divulgação do evento Garota e Garoto CEJAT 2010, através de vários sistemas de linguagem: escritos, oral, imagético/ e digital, e outros depreendidos por eles.



ROTEIRO DE ATIVIDADES PROGRAMADAS:


  •  Apresentar o projeto aos alunos, dividir a sala em grupos e pedir aos grupos que tragam na próxima aula três ou mais cartazes divulgando eventos diversos de seu interesse ou não; três ou mais vinhetas de propagandas gravadas em áudio; três ou mais propagandas em vídeo;

  •  Nas aulas seguintes, com os grupos divididos, promover uma analise dos cartazes, das vinhetas dos vídeos analisando seguintes conhecimentos: extrair das tecnologias apresentadas os gêneros textuais, os tipos de linguagens utilizadas, os mecanismos de comunicação estabelecidos e utilizados; os gêneros musicais, os interpretes, os arranjos observados na produção musical, as autorias, as mensagens e os objetivos das letras das musicas, retrocedendo aos conteúdos estudos anteriormente, nas duas disciplinas.

  • Cada grupo apresentar em forma de slides ou vídeos as análises realizadas; 
  • Após as apresentações, distribuir entre os grupos as tarefas de elaborar cartazes      divulgando o evento Garota e Garoto CEJAT 2010; criar trilhas sonoras para o dia da  realização do desfile; criar vídeos e disponibilizá-los no youtube/Orkut
  • Apresentação das produções e seleção dos trabalhos pelos grupos e professores.
  • Reprodução das tecnologias e divulgação do evento Garota e  Garoto CEJAT 2010.



Objetivos de aprendizagem:

  • Compreender que é pela linguagem que o homem se constitui sujeito, fala de si mesmo e do mundo que o rodeia;
  •  Fazer, criar improvisações, composições, arranjos, jingles, tralha sonora, dentre outras, utilizando vozes e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos ao inventados e construídos pelos próprios alunos;
  • Fazer interconexões e diálogos com valores, conceitos e realidade tanto dos criadores como dos receptores, apreciadores das comunicações/expressões musicais;
  • Depreender que os conhecimentos são elaborados, sempre, por formas de linguagem, geradas em ações coletivas, pelas quais as ações dos sujeitos são reguladas por outros sujeitos, em seu processo de socialização;
  • Resgatar do contexto das comunidades em que a escola está inserida as praticas de linguagem e os respectivos textos que melhor representam sua realidade; 
  • Conceber a leitura e a escrita como ferramenta de empoderamento e inclusão social, e que as praticas de linguagem a serem tomadas no espaço da escola não se restringem à palavra escrita nem se filiam apenas aos padrões socioculturais hegemônicos;
  • Conviver, de forma não só critica, mas também lúdica, com situação de produção e leitura de textos, atualizados em diferentes suportes e sistemas de linguagem - escritos, oral, imagético, digital, etc.;



Mídias e ou tecnologias a serem utilizadas:

  • Utilizar textos estudados ou novas pesquisas sobre o assunto para a analise das tecnologias
  • Internet para pesquisar suas duvidas e criações;
  • Examinar fotos do arquivo da escola e outros para criação dos cartazes;
  • Utilizar a câmera digital/filmadora/celular para produzir novas imagens a serem utilizadas nos cartazes e vídeos e registrar as etapas do desenvolvimento do projeto.
  • Musicas para serem analisadas e utilizadas para atrair e agradar o publico/a comunidade.
  • Aparelho de som para apresentar as vinhetas produzidas
  • CD/DVD para gravação das produções.

Critérios de avaliação:
A avaliação será realizada no transcorrer do desenvolvimento das atividades, a participação individual e em grupo e, mediante a apresentação das produções realizadas, expostas aos colegas das turmas, de acordo com a tecnologia/mídia mais apropriada, aos professores e até para a escola.

BIBLIOGRAFIA:
www.vinhetas.com, em dialogo com um aluno.
www.mec.gov.br, PCN ENSINO MEDIO 2000.
Dialogo com o professor de Língua Portuguesa.

Fonte: http://inforum.insite.com.br/100050/10763217.html
 

Nenhum comentário: