Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Como combater a TPM

Descubra como a tensão pré-menstrual afeta você e aprenda a amenizá-la

Por Liana Pires
Como combater a TPM
Se você percebe que todo mês fica irritada, deprimida, cansada ou com dores nas mamas cerca de dez dias antes da menstruação, você sofre de TPM / Foto: Shutterstock
Combater a TPM (tensão pré-menstrual) e viver em paz nesse período é o sonho de muitas mulheres. Dados do Programa de Minimização da TPM em Empresas estimam que 85% das mulheres apresentam algum de seus sinais e, desse grupo, cerca de 30% procuram ajuda médica.
Os sintomas da TPM têm início de uma a duas semana antes da menstruação e terminam quando o fluxo começa. Confira os mais comuns e descubra como combater a TPM.

Diminuição da libido

Passe alguns minutos a mais se arrumando em frente ao espelho. Contemple-se. Uma roupa mais alegre e um rosto com maquiagem discreta deixam qualquer mulher se sentindo mais confiante.

Falta de sono

Tome menos café, chá-mate, refrigerantes à base de cola ou guaraná ou qualquer produto que contenha cafeína. Estimulantes, eles podem aumentar a insônia e
a ansiedade.

Irritabilidade e nervosismo sem motivo

Além de consumir sucos relaxantes, como de maracujá, e chás, como de erva-cidreira, insira na sua dieta leite desnatado, iogurtes, queijos brancos, grãos integrais, lentilha, abacaxi, manga, milho e vegetais verde-escuros.

Inchaço nas mamas, pernas e na barriga

Deixe de lado as comidas muito salgadas e os embutidos, como salsicha e presunto. Fuja dos enlatados e de alimentos ricos em sódio, que fazem o organismo reter líquidos. Ingira frutas diuréticas, como morango, melancia e melão. Consuma bastante água e chás sem açúcar. Turbine também o consumo de frutas com casca, arroz e grãos integrais: eles ajudam no funcionamento do intestino.

Aumento de apetite

Evite comer chocolate e alimentos calóricos, como massas e pães feitos com farinha branca e frituras. Troque o açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo.

Ansiedade e ataques de agressividade

Faça exercícios físicos. Eles liberam endorfina, que dá sensação de prazer, e serotonina, responsável pela sensação de alegria. E cuidado com as palavras!Evite criticar alguém nesse período, pois qualquer comentário terá uma conotação muito mais agressiva.

Desânimo, fadiga ou cansaço

Pratique atividades relaxantes, como ioga e pilates. Uma visita a um acupunturista ou a um massagista também pode ser revigorante. Evite compromissos importantes, principalmente reuniões de trabalho com a chefia.

Dores de cabeça

Evite alimentos gordurosos, como queijos amarelos. Doces também aumentam a dor de cabeça e enxaqueca, principalmente o chocolate branco.

Depressão ou tristeza

Assista a programas humorísticos, saia para passear, ou seja, distraia-se. Procure ajudar alguém. Fazer caridade a fará esquecer os próprios problemas. Evite consumir bebidas alcoólicas, pois a depressão pode favorecer a ingestão delas. Caso o sintoma seja severo, procure um médico.
Fonte: http://dietaja.uol.com.br/como-combater-a-tpm/
 

Nenhum comentário: