Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Segurança para pen drives

Veja dicas de como proteger sua memória flash contra ataque de vírus e roubo de informações
Cada vez mais arquivamos todos os tipos de documentos nos pen drives. Dificil encontrar, hoje, uma pessoa que não tenha um desses pequenos notáveis. Bom, mas essa memória flash também pode carregar vírus, além de ser um artigo fácil de ser perdido por aí. Assista ao vídeo e descubra como garantir a segurança dos dados arquivados dentro do seu pen drive.





Links


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/seguranca-para-pen-drives#|0|0|1|0

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como fazer farofa para ceia de natal


Cozinhar ½ kg de moelas picadas.
Retirar da panela e refogar 200 de bacon em cubos, depois ½ kg de lingüiça de porco em rodelas
1 cabeça grande de alho
½ kg de cebolas (só murchar)
200 g de azeitonas
1 lata de milho verde com água e tudo.
Quando ferver desligar e adicionar:
1 maço de cheiro verde
100 g de passas
100 g de frutas cristalizadas.
A farinha (farofa pronta de mandioca, 250 g), só deve ser acrescentada na hora de servir.
Quando for servir, decorar com ovos cozidos (1/2 dúzia), picados em pedaços grandes e 1 lata de pêssegos em calda.

Fonte: http://www.esoterikha.com/presentes/receita-de-farofa-de-natal-especial-para-jantar-de-natal.php


Peru de Natal


Ingredientes para Peru de Natal:

1 peru de 3 kg
sal, pimenta, alho
cebola
manteiga

Recheio
500 g de farinha de milho branca
100 g de azeitona
100 g de uva passas
2 cenouras ( raladas grosseiramente )
1 maçã ( cortada em cubos )
50 g de nozes
½ xícara de chá de azeite
cebola, cheiro verde, pimenta

Como Preparar Peru de Natal:

Tempere o peru, e espalhe a manteiga. Reserve.
Refogue no azeite, a cebola, a cenoura, a maçã, as uvas passas, a azeitona, as nozes, o cheiro verde, a pimenta, o sal e a farinha. Retire.
Recheie, e leve para assar, em forno pré aquecido, 200 ºC, por aproximadamente 3:00 Horas, à cada 30 min., espalhe manteiga.
Decore com flores de tomate, folhas de alface e azeitonas.

 Fonte: http://www.mundodesabores.com.br/receitas/peru-de-natal

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cartilha ajuda você a usar a internet de forma segura

Elaborada pela OAB de SP e pela Universidade Mackenzie, cartilha contém 11 tópicos para uso de seguro da rede mundial de computadores
 
Nós, internautas, utilizamos a internet para efetuar pagamentos, fazer compras, falar com os amigos, ler notícias e diversas outras atividades que a web nos proporciona. Mas, também sabemos que a segurança nesse mundo é assunto sério. Por esse motivo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Universidade Mackenzie, com o apoio do Olhar Digital, lançaram a cartilha "Recomendações e boas práticas para o uso seguro da internet para toda a família", documento que ajuda a usar a web de forma segura.

Com 11 tópicos, entre eles, "liberdade de expressão", "crimes de preconceito", "cyberbullying", "responsabilidade civil" e "pornografia infantil", a cartilha chama atenção para praticas e até crimes praticados na web.

A cartilha, que foi publicada durante o 2º Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, que ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro deste ano, ensina, de forma criativa e fácil, como usar os meios eletrônicos de forma segura, priorizando o uso criterioso e cuidadoso.

"Como a internet ainda é, em muitos aspectos, uma novidade, não há normas e leis específicas para coibir os crimes praticados por meio dos computador. São fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senha, crimes contra a honra, calúnia, injúria, difamação, cyberbullying e pedofilia", diz Luiz Flávio Borges D’Uso, presidente da OAB SP, segundo o site da Ordem.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/cartilha-ajuda-voce-a-usar-a-internet-de-forma-segura

YouTube lança serviço de vídeos educacionais para escolas

YouTube para Escolas permite acesso a vídeos educativos, sem que alunos sejam dispersados por outros arquivos que não tenham relação com a matéria
O Google acaba de lançar uma nova versão do YouTube especialmente para uso educativo. A diferença dessa página para a que já conhecemos hoje é que os alunos não verão, nos vídeos relacionados, quaisquer conteúdos que não tenham a ver com a matéria em questão.

Para filtrar as sugestões, o YouTube criou várias playlists relacionadas à matéria estudada e também à idade daqueles alunos. Dessa forma, o Google pretende trazer de volta o acesso de escolas que bloquearam o site exatamente por conta dos conteúdos inadequados à sala de aula e que podiam ser acessados ali.

"A gente tem ouvido dos professores que eles querem usar o conteúdo educacional presente no YouTube em sala de aula, mas têm medo dos estudantes serem distraídos por uma música ou o vídeo do gatinho - coisas que não são apropriadas para aquele momento", afirma Brian Truong, gerente do projeto, em um post no blog do YouTube.

O novo serviço permite que escolas façam o bloqueio e só permitam o acesso a vídeos educacionais. Existe ainda um outro site, chamado YouTube for Teachers, que dá dicas para os professores de como utilizar esse conteúdo em sala de aula.
A base de vídeos é imensa: são mais de 400 mil títulos, produzidos por organizações conceituadas como Stanford, PBS, MIT e TED, além de outros parceiros ao redor do mundo. Assista, abaixo, o vídeo-apresentação do YouTube para Schools. Para acessá-lo, clique aqui.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/youtube-lanca-servico-de-videos-educacionais-para-escolas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sites te ajudam a reforçar os estudos no final de ano



Páginas te ensinam química, português, matemática, física e muitas outras matérias

Você utiliza a web para tudo: conversar, jogar, assistir vídeos, ver fotos, conversar com os amigos e muitos mais. Mas, já pensou em utilizá-la para recuperar aquela nota que você não conseguiu tirar ou apenas para dar uma reforçada nas provas de fim de ano? Juntamos alguns sites bem bacanas que vão te ajudar a tirar nota 10.
O Ptable é bem legal para quem quer melhorar os conhecimentos em química. Ele traz uma tabela periódica super interativa para você aprender os elementos químicos. Você pode ver cada elemento em específico ou dividos entre as categorias Sólidos, Líquidos, Gasosos e os não classificados, somente colocando seu mouse em cima de cada estado da matéria.

Ainda dá para dividir sua busca em elementos metálicos e não-metálicos. Se você precisa de mais detalhes, o site deixa você ver algumas subcategorias. Uma aba, localizada na parte superior direita da janela, mostra a tabela de acordo com suas propriedades, com a órbita de suas moléculas e até de acordo com seus isótopos. Ainda dá para configurar como você vê a tabela.
No Ideal Gratis, dá para aprender muita coisa. Tem curso para tudo, mas dê uma olhada no de português, mais precisamente, o de redação. Aqui, você tem dicas de como escrever um bom texto. Passando de páginas, você consegue ir lendo e aprendendo de forma fácil.
Mas, o site não se limita a essa área. Na aba localizada a esquerda da página, você pode ver os cursos disponíveis. São mais de 16 áreas gratuitas e você pode aprender Administração, Artes, Idiomas, Informática e muito mais. Entre e confira, pois é conteúdo que não acaba mais.
No Site do Pereira, o aprendizado é feito em vídeo-aula. São os vídeos do Novo Telecurso na íntegra. Uma, por exemplo, é do curso de Física. Ao todo, são 50 vídeo-aulas para você aprender de forma fácil e rápida. Já o de geografia conta com 40 clipes didáticos e dinâmicos.
Esse site tem muito conteúdo. Confira na aba lateral a quantidade de matérias e assuntos abordados. Tem para o ensino médio, fundamental, para os vestibulandos e diversos outros assuntos, como Linux, Photoshop e diversos outros. Vai lá, dê uma conferida. É super bacana.
Agora você não tem mais desculpas para não passar de ano. Confira o conteúdo, estude e fique mais que pronto para sua próxima prova. Os links estão todos junto dessa matéria. Acesse

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/sites_te_ajudam_a_reforcar_os_estudos_no_final_de_ano

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Do ENIAC ao Ultrabook: você conhece a história dos computadores pessoais?

As primeiras aparições do que poderia ser chamado de "computador pessoal" vieram na década de 1940. Naquela época, os computadores eram máquinas gigantescas que necessitavam de espaços amplos e provavelmente esquentavam a um ponto quase incendiário. De lá para cá, obviamente, a tecnologia foi evoluindo, miniaturizando-se. Se antigamente os processadores de um núcleo eram monstruosos chips de controle, hoje temos chipsets milhares de vezes mais poderosos que cabem na ponta do seu dedo.

A Intel, possivelmente a empresa de tecnologia mais lembrada quando os assuntos "processador" e "miniaturização" vêm em mente, está anunciando desde maio, com a Computex, em Taipei, Tailândia, os chamados Ultrabooks - segundo a própria empresa, o equivalente "PC" ao Macbook Air da Apple. São máquinas muito mais finas em espessura, mas com desempenho superior, inicialização acelerada e, diz a Intel, 5 horas ininterruptas de duração de bateria (você pode saber mais do motivo dos Ultrabooks estarem chamando tanta atenção clicando aqui)

Pensando nessa evolução, que nos permitiu chegar até o Ultrabook (cujos primeiros modelos, aliás, já estão chegando ao mercado), o Olhar Digital elaborou uma linha do tempo, mostrando como as coisas eram - e como elas estão ficando agora.
Veja descrição de alguns modelos abaixo:


* ENIAC - Quando foi anunciado em 1946, essa criação de John Eckert e John Mauchly foi apelidada de "Cérebro Gigante". Sua principal função era o cálculo de trajetória de mísseis durante a 2ª Guerra Mundial

* EDSAC - Em 1949,o britânico John Von Neumann criou o que hoje é conhecido como "Máquina de Neumann". O EDSAC foi o primeiro a usar fita magnética.

* IBM 305 RAMAC - O primeiro computador com HD magnético foi criado pela IBM em 1956. Seu uso era destinado a negócios que necessitavam de contabilidade em tempo real. A primeira empresa a usá-lo foi a montadora Chrysler. O tal HD consistia em 15 discos de 24 polegadas, empilhados, com capacidade de armazenar 5 milhões de caracteres de 7 bits - ou aproximados 4,5 MB.

* Intel 4004 - O primeiro processador, criado em 1971, veio para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado. Ele tinha registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740KHz e 2,3 mil transistores.

* Dynabook - No início da década de 1970, Alan Kay apresentou ao mundo o Projeto Dynabook, um conceito que, em 1972, viria a ditar o que hoje conhecemos como "laptops". Kay, hoje presidente da Viewpoints Research Institute e professor na Universidade da California, diz que o "Dynabook ainda não foi criado".

* CP/M - Um acrônimo para "Control Program/Microcomputer", o CP/M, criado em 1973, é considerado o primeiro sistema operacional em disco. Um exemplo de máquina que o usava era o Commodore 128.

* MITS Altair 8800 - O "Altair", criado em 1975, foi possivelmente o primeiro computador pessoal a chegar nas mãos do grande público. Ele foi amplamente vendido como um kit pela revista americana Popular Electronics. A demanda foi dez vezes acima do esperado pela publicação.

* Apple I - o primeiro produto do que viria ser a "empresa de Cupertino" foi, acredite se quiser, destinado ao uso pessoal de seu criador. Em 1976, Steve Wozniak apenas precisava de uma máquina customizada, mas Steve Jobs sugeriu a ideia de comercializar o Apple I.

* Apple II - Em 1977, a Apple lançou o Apple II, que possuía processador MOS Technology 6502, clock de 1MHz, 4KB de memória RAM, interface para fitas cassete e até mesmo uma ROM que interpretava BASIC.

* Commodore - Em 1977, o Commodore foi um dos primeiros computadores a serem chamados de "portáteis", apesar do seu peso de vinte quilos. Como o Apple II, ele também suportava fitas cassete.

* Sinclair ZX80 - A Sinclair Research, empresa britânica de pesquisa, apresentou o que foi o primeiro computador pessoal a ser vendido no Reino Unido. Com duas versões, uma completa e uma no formato "kit para montar" (nos preços respectivos de 99 libras e 79 libras), ele tinha até lista de espera, devido à sua popularidade.

* Apple III - Destinado ao uso corporativo, o Apple III foi lançado em 1980 e ficou no mercado durante quatro anos.

* IBM PC - Foi apenas em agosto de 1981 que, com o IBM PC, o computador como conhecemos começou a tomar forma.

* Commodore 64 - Popularmente conhecido como C64, os fabricantes venderam incríveis 22 milhões de unidades na época.

* Amstrad - Essa máquina de origem portuguesa aliava preço popular e compatibilidade com o IBM PC, atingindo grande sucesso na terra de nossos descobridores.

* Macintosh - A linha que iniciou a popularização atual dos produtos Apple teve seu primeiro modelo em 1984. Este também foi o primeiro a popularizar a GUI (interface gráfica)

* TRS-80 - Desenvolvido pela Tandy Corporation para comércio no início da década de 1980, o TRS-80 era vendido exclusivamente na cadeia de lojas Radioshack.

* Atari ST - A primeira máquina do Atari chegou ao mercado em 1985, atuando no mercado até o início de 1990.

* Pentium - A quinta geração de processadores x86 da Intel chegou em 1993. Foi uma das mais populares linhas de processadores, tendo modelos produzidos até o início da década de 2000.

* Computação "multi core" - Com a descontinuidade da linha Pentium, a Intel trouxe ao mercado a chamada "família Core", abrindo caminho para fabricantes de computadores pessoais criarem diversas máquinas baseadas em processadores de dois ou mais núcleos.

* Computação de bolso - Em meados de 2000, o uso de laptops e smartphones começou a se popularizar. Depois da entrada do iPhone, em 2007, diversas empresas consolidadas no ramo da tecnologia começaram a produzir smartphones e tablets ultrapotentes. Além do próprio iPhone, da Apple, temos hoje o Galaxy da Samsung, o Atrix da Motorola, entre outros.

* Ultrabook - O "ultrabook" é um conceito criado pela Intel, para definir laptops ultra-potentes, equipados com SSDs (discos de estado sólido) ao invés dos HDs comuns, cinco horas ininterruptas de duração de bateria e incorpora a tecnologia "low voltage" que a Intel criou em 2009.

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/do-eniac-ao-ultrabook-voce-conhece-a-historia-dos-computadores-pessoais

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Google Body Browser: viaje pelo corpo humano!



Google Body Browser

Uma aula completa. Ou melhor, uma viagem completa pelo corpo humano. Cada sistema, cada músculo, todos os ossos, está tudo aqui, visível por meio do Body Browser.

A navegação é similar aos programas que nos permitem viajar pelo universo e pelo planeta com imagens de satélite; inclusive com zoom e visualização tridimensional. Vale lembrar que para utilizar a ferramenta você não precisa baixar nada no seu computador. Basta que seu browser de internet esteja atualizado.

No início, você vê esta garota com roupas de ginástica. Com o mouse, você a posiciona em qualquer direção em relação ao seu eixo cervical, com mais ou menos zoom. Do lado esquerdo, há uma barra deslizante para navegar pelas camadas do corpo humano. Você pode começar vendo o corpo com pele e cabelos e, em seguida, visualizar todos os músculos e tendões. O ícone do osso é a porta de entrada para a visualização do esqueleto.

Nas outras opções da barra você tem acesso aos sistemas respiratório, circulatório e nervoso. O sistema traz legenda de cada músculo, cada osso, cada vaso, tudo. Infelizmente ainda está tudo em inglês, mas nada que impeça o tour.

Que embarcar nessa viagem super interessante? Clique aqui para conhecer esse novo serviço.( Obs: Você precisa entrar com seu e-mail e depois de confirmado, pode navegar pelo site. o site é todo em inglês, mas vale a pena)
Outros links:
1. Estude o corpo humano com o Google Body Browser
2. Desvende os mistérios do corpo humano

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/conheca-o-google-body-browser#|0|0|8|0

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atividades para o Natal


JUSTIFICATIVA:
Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construçãode conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa,descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.


OBJETIVOS:
• Conhecer o verdadeiro espírito de Natal.• Estimular a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, símbolos esentimentos alheios e a religiosidade de cada um.• Identificar os símbolos do Natal.• Desenvolver a linguagem oral.• Desenvolver o raciocínio e a criatividade.• Estimular a socialização.


DESENVOLVIMENTO:• Texto informativo• Relatos• Leitura• Pesquisas• Cartas• Bilhetes• Poemas• Músicas• Orações• Filmes• Arte• Quebra-cabeça• Desafio• Jogo da memória• Recorte• Colagem• Caça-palavras• Dramatização• Cartões• Painel coletivo• Produção de texto• Quadrinhas• Máscara
CULMINÂNCIA:• Dramatização do presépio.• Festa de despedida com “Amigo oculto”.• Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel.• Números musicais e distribuição de surpresa.

ORIGEM:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado "Noite Bendita".


O NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Fonte: sensibilidadeesabor.com.br.....Apesar de toda a correria que representa esta época do ano, com a compra de presentes, projetos que precisam ser finalizados, e a preparação de uma recepção para as pessoas mais intimas, onde todos se deixam contagiar pelo calor humano, mais do que nunca, impera o esmero na elaboração do visual e do paladar......Relaxe, coloque na ocasião tudo o que sabe sobre sensibilidade e sabor, receba a família e os amigos com o coração aberto, abraçando-os em cada detalhe, deixe-os à vontade, e a sua recepção será um sucesso......Antes do nascimento de Jesus, já existia uma comemoração pagã ao “Retorno do Sol”, que homenageava o fim do inverno, e era celebrada em datas variadas ao redor do mundo......No século 4 ªC, o Papa Julius I, com a intenção de substituir os rituais pagãos por festas cristãs, fixa a data da celebração para o dia 25 de dezembro, (data esta que se estabeleceu com a troca do calendário Juliano pelo Gregoriano)......A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas.

BOLAS.....
Por seu formato e colorido, as bolas simbolizam o fruto da “árvore da vida”.DICAS:.....Além de ser possível encontrar uma enorme variedade de cores e formatos de bolas, você pode dar-lhes um toque pessoal usando a sua criatividade......Compre pinhas, ou encontre-as no chão em baixo de pinheiros e pinte-as de várias cores, com spray dourado ou prateado, ou cubra-as com spray de neve......Pinte bolas de isopor, usando os mesmos recursos que para as pinhas......Faça bolas de origami......Use laranjas cujo cabinho tenha sido mantido.MEIAS NA CHAMINÉ.....Conta a lenda, que três moças não podiam casar, porque na época era indispensável um dote, e elas não dispunham de um, para tal, São Nicolau, (o santo que inspirou o personagem de Papai Noel), comovido com a situação, resolve jogar três sacos de moedas pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças, que estavam secando na lareira.DICAS:.....Corte pedaços de pano no formato de meia e costure os pares. Borde o nome de cada criança, e recheie as meias com balas e chocolate. Depois pregue-as ou cole-as na parte superior da lareira......Você pode pegar a própria meia da criança, e incrementá-la com laços, fitas, ou bordados que já vêm prontos para colar, (podem ter tema de natal, algo que se identifique com a criança, ou a inicial do nome).

PAPAI NOEL.....Diz a lenda que em Myra (hoje Turquia), 300 ªC, morava Nicolas, o qual distribuía presentes na época do natal. Quando seu pai morreu, Nicolas tornou-se padre, e mais tarde bispo, quando passou a vestir roupas e chapéu vermelhos, (e barba branca). Quando morreu, a Igreja canonizou-o, e assim esta imagem transformou-se num símbolo das comemorações natalinas.


COMO É CHAMADO O PAPAI NOEL EM VÁRIOS PAÍSES:
Alemanha: Kiss Kringle (criança do Cristo)Canadá: Santa ClausDinamarca: JulimanEspanha: Papa NoelEstados Unidos: Santa ClausFinlândia: JoulupukkiFrança: Pére NoelHolanda: KerstmanInglaterra: Father ChristmasItália: Belfana ou Papa NatalJapão: JizoRússia: BaboushkaSuécia: JultomtenDICAS:.....Natal com crianças pede Papai Noel. A roupa pode ser alugada, ou comprada em grandes magazines ou em lojas especializadas. Os presentes das crianças devem estar dentro do saco do Papai Noel, identificadas com o nome de cada um, e ser entregues por ele mesmo.

PINHEIRO.....Existem várias teorias para explicar porquê o pinheiro se tornou a árvore símbolo do natal, na maioria dos países onde este se comemora:.....Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram também presenteá-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela palma, e fez dela um abano para o menino. A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a idéia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta arvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes)......Alguns autores atribuem a existência da árvore de Natal, anterior ao cristianismo......Na Saturnália (festival realizado no inverno em homenagem a Saturno, deus da agricultura), os romanos enfeitavam suas casas com pinheiros......Diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade......A árvore de Natal, no contexto em que se insere hoje, tem sua primeira referência registrada em Strasbourg, Alemanha, no século XVI, quando todas as famílias, independente do seu poder aquisitivo, decoravam os pinheiros com papeis coloridos, frutas e doces. Após espalhar-se por toda a Europa, esta tradição chega ao continente americano em 1800......A rainha Elizabete, da Inglaterra, por ocasião do Natal em que oferecia uma grande festa, e recebia numerosos presentes, pediu que estes fossem depositados em baixo de um pinheiro que havia no jardim......O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual fôr a época do ano.


Fonte :http://wata-eh-legal.blogspot.com

domingo, 20 de novembro de 2011

Integrar a Internet em um novo paradigma educacional



Ensinar na e com a Internet atinge resultados significativos quando está integrada em um contexto estrutural de mudança do ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivos. Caso contrário, a Internet será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino. A Internet não modifica, sozinha, o processo de ensinar e aprender, mas depende essa mudança da atitude básica pessoal diante da vida, do mundo, de si mesmo e do outro e das atitudes fundamentais das instituições escolares.
A palavra chave é integrar: Integrar a Internet com as outras tecnologias na educação - vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas convencionais, integrar o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.
Há um pouco de confusão entre tecnologias interativas - que permitem interação - e processos interativos. Uma tecnologia pode ser profundamente interativa como, por exemplo, o telefone, que permite o intercâmbio constante entre quem fala e quem responde. Isso não significa que automaticamente a comunicação entre pessoas, pelo telefone, seja interativa no sentido profundo. As pessoas podem manter formas de interação autoritárias, dependentes, contraditórias, abertas. O telefone facilita a troca, não a realiza sempre. Isso depende das pessoas envolvidas.
A mesma situação acontece com a Internet. Fala-se das inúmeras possibilidades de interação, de troca, de pesquisa. Elas existem. Mas, na prática, se uma escola mantém um projeto educacional autoritário, controlador, a Internet não irá modificar o processo já instalado. A Internet será uma ferramenta a mais que reforçará o autoritarismo existente: a escola fará tudo para controlar o processo de pesquisa dos alunos, os resultados esperados, a forma impositiva de avaliação. Os alunos, eventualmente, ou alguns professores poderão estabelecer formas de comunicação menos autoritárias, mas para isso precisam contrariar a filosofia da escola, mudando-a por conta própria, sem o endosso institucional. 
Compreendo perfeitamente que a Internet é uma ferramenta fantástica para abrir caminhos novos, para abrir a escola para o mundo, para trazer inúmeras formas de contato com o mundo. Mas essas possibilidades só acontecem se, na prática, as pessoas estão atentas, preparadas, motivadas para querer saber, aprofundar, avançar na pesquisa, na compreensão do mundo. Quem está acomodado em uma atitude superficial diante das coisas, pesquisará de forma superficial.
Vejo inúmeras pessoas - adultas e jovens - que se aborrecem com a Internet. Acham só problemas em pesquisar. Reclamam de que encontram milhares de sites, que só tem propaganda, que muitos endereços não entram, que nunca acham o que procuram, e de que o que encontram está em inglês. Colocam desculpas para não pesquisar mais, porque realmente para eles pesquisar é um problema. Enquanto isso, ficam horas seguidas, provavelmente, em programas de bate-papo, de "conversa" superficial, interminável e pouco produtiva, para quem olha de fora.
Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender. Faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que fazemos conosco, com os outros, com a vida. Se somos pessoas abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir melhor. Se somos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se somos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias mas nas nossas mentes.
Ensinar com a Internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino. Caso contrário servirá somente como um verniz, um paliativo ou uma jogada de marketing para dizer que o nosso ensino é moderno e cobrar preços mais caros nas já salgadas mensalidades . A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica
Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm#paradigma

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Receita de Licor de Laranja

Conheça o Google Music


Após meses de especulações, o Google anunciou ontem sua loja virtual de músicas, o Google Music. E o novo projeto da empresa é, na verdade, a versão final do serviço de armazenamento na nuvem Music Beta, anunciado em maio e que estava aberto apenas para alguns convidados.

O Music, que está no ar para usuários dos Estados Unidos, junta o armazenamento na nuvem com uma loja de músicas para competir com o iTunes. A empresa fechou acordo com três das quatro grandes gravadoras dos EUA (Sony, EMI e Universal disponibilizam suas músicas, Warner não) e alguns selos independentes. As canções custarão entre US$ 0,99 e US$ 1,29.

O Google criou o Artist Hub, um recurso que permite que artistas independentes disponibilizem suas músicas para download no Music, e possibilita usar o serviço para divulgar seu trabalho. É mais ou menos o que fazia o MySpace, com a possibilidade dos artistas também venderem suas músicas.

Será possível comprar músicas tanto pelo PC quanto por dispositivos com Android - as quais poderão ser enviadas para a nuvem do Google e acessadas em qualquer lugar com conexão com à internet - cada usuário pode enviar até 20 mil músicas gratuitamente para a nuvem.

E, como todo serviço do Google, o Music terá integração com a rede social Plus. As músicas compradas na loja virtual poderão ser compartilhadas no Stream do Google+. Assim, os amigos poderão ouvi-la gratuitamente por streaming.

Por enquanto, o Music está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos - e não há previsão para chegar a outros lugares do mundo. A empresa divulgou dois vídeos de apresentação do serviço - o primeiro é sobre o Music mesmo, e o segundo sobre o Artist Hub.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/google-music-e-loja-virtual-e-servico-de-armazenamento-de-musica

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Windows 7: entenda as diferenças entre as versões

Ao todo, existem 5 disponíveis. Qual é a melhor pra você?

O Windows 7 tem sido apontado como a versão mais redonda desse sistema operacional. Agora, a palavra de ordem do Windows é eficiência mas, acima de tudo, simplicidade. Os caminhos estão mais fáceis, a interface está mais intuitiva, mas a escolha do usuário pela versão ideal está um pouco mais complicada. É que agora, ele tem 5 opções disponíveis no mercado: a Home Premium, a Professional, a Ultimate, a Home Basic e a Starter. Qual delas é a melhor pra você?

“Primeira coisa: o usuário doméstico deve optar pela versão Home Premium. É ela quem traz todos os recursos sofisticados, novos que a gente lançou, ideal para o entretenimento”, indica o diretor geral de Consumo e Online da Microsoft, Osvaldo Barbosa de Oliveira.

Mas se a Home Premium é a melhor para a maioria, para que servem as outras versões então? Bom, vamos entender primeiro a versão Professional. A grande vantagem com relação à Home Premium é que ela permite a inclusão da máquina em redes de trabalho. Então, se você é do tipo que usa seu laptop de dia na empresa, acessa dados da rede interna durante o expediente, e leva-o para casa à noite, é bom que opte por esta versão.

“Esse usuário profissional é um usuário que está usando um notebook na empresa e ele volta para casa com esse notebook, e em casa ele quer ser um usuário doméstico, de entretenimento, navegar na internet”, esclarece o diretor.
É heavy user e possui uma máquina potente? Então, você tem a opção de comprar uma versão mais robusta, cheia de novos recursos de segurança. É a Ultimate. Só que ela também é mais pesada.

“A versão Ultimate traz, a princípio, os recursos de segurança existentes na versão Enterprise, que só está disponível para as empresas que têm contrato de licenciamento. Basicamente isso que ele traz de novidade”, conta Oliveira.

Existem outras duas versões mas, ao contrário do Ultimate, são feitas para computadores com processadores mais fracos, além dos netbooks. A versão Home Basic é mais barata que a Home Premium e será, provavelmente, muito utilizada pelos fabricantes na hora de vender um computador exatamente por custar menos. E, pra finalizar, tem a versão Starter, que foi muito criticada na plataforma Vista por limitar a quantidade de aplicativos abertos simultaneamente.
“Não existe mais essa limitação, então o usuário que está comprando uma máquina de baixo custo hoje, pode ter acesso ao Windows 7 Starter, vai rodar todas as aplicações, vai ser produtivo. Não vai ter todos os recursos que estão na Home Premium, mas ele vai ter uma opção muito econômica para fazer tudo o que ele precisa”, finaliza o executivo.

Quer conhecer todos os recursos do Windows 7? Então acesse agora os links acima e veja os vários reviews que fizemos do sistema operacional, desde sua versão Beta. Clique e descubra o que te espera!
Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/windows-7-entenda-as-diferencas-entre-as-versoes#|0|0|1|0

Tecla Windows: veja do que ela é capaz

Pouco utilizada pela maioria, tecla Windows pode facilitar a sua navegação


Tecla Windows. Ela nunca foi tão útil quanto nessa nova versão do sistema operacional. Nas versões anteriores, algumas combinações já eram possíveis, mas agora, ela ganhou outras funções que facilitam o manuseio e fazem com que o usuário ganhe tempo. Quer ver?

Experimente a combinação Windows + seta para a direita. A janela que estava em primeiro plano vai, automaticamente, para a metade direita da tela. Selecione outra janela e, dessa vez, aperte Windows + seta para a esquerda. Veja só. A tela ficou dividida ao meio, com cada janela para um lado. Isso é ideal para quem gosta de utilizar duas aplicações ao mesmo tempo. A combinação Windows + seta pra cima maximiza a janela, e Windows + seta pra baixo minimiza o que estava em primeiro plano.

Se o botão Windows for apertado junto com a tecla de espaço, todas as janelas somem da tela e a área de trabalho é mostrada. Isso é muito útil caso você queira ver algo que esteja no desktop, sem precisar minimizar uma por uma. O mesmo efeito pode ser conseguido ao repousar o mouse aqui, no cantinho direito. Agora, experimente clicar em alguma janela e chacoalhar o mouse. Olha só. Tudo é minimizado, menos o programa selecionado. Legal, né? Isso também pode ser feito via teclado, apertando simultaneamente os botões Windows e Home.

Agora, com o Windows 7, cada item na barra de tarefas é associado a um número. O mais perto do botão iniciar é o 1. O item logo em seguida é o 2, e assim sucessivamente. Se você apertar a tecla Windows + algum número, aquele programa vai para o primeiro plano. Já a combinação Windows + Shift + algum número vai executar uma nova janela daquela aplicação. Windows + T e você percorre pelos itens da barra de tarefas. E se você tem problemas com letras pequenininhas, experimente Windows e a tecla +. O zoom digital aproxima a região onde o mouse estiver repousado. Para voltar ao zoom original, é só apertar Windows e a tecla -.

Veja logo abaixo uma lista com outras dicas de como utilizar a tecla Windows:

Win+Home: Deixa aberta apenas a janela ativa
Win+Space: Todas as janelas ficam transparentes, e o usuário consegue enxergar o desktop
Win+Seta para cima: Maximiza a janela atual
Shift+Win+Seta para cima: Maximiza a janela atual na posição vertical
Win+Seta para baixo: Minimiza a janela / volta ao tamanho original se maximizada
Win+seta esquerda / direita: leva a janela para cada metade da tela
Shift+Win+seta direita / esquerda: Leva a janela para o monitor da direita ou da esquerda (em caso de monitor duplo)
Arrastar a janela para o topo: maximiza
Arrastar a janela para a esquerda ou direita: faz com que ela ocupe metade direita / esquerda da tela
Chacoalhar a janela com o mouse: minimiza tudo, menos a janela selecionada
No Windows 7, se você usar a tecla Windows com algum número, é possível interagir com as aplicações da taskbar. Por ex: Win + 4 vai abrir o 4. programa, contado da esquerda para a direita. Windows + Alt + 4 mostra o jumplist do mesmo aplicativo.
Shift+Win+número (1-9): Abre uma nova janela daquele aplicativo
Ctrl+Win+número (1-9): Alterna entre as janelas já abertas daquele aplicativo
Alt+Win+número (1-9): Abre a jumplist daquele aplicativo
Win+T: Passeia pelos ítens da taskbar
Win+B: mostra os aplicativos da direita da taskbar
Ctrl+Shift+N: Cria uma nova pasta no Windows Explorer
Alt+Up: Sobe um nível de pastas no Windows Explorer
Win+(+/-): Zoom in/out
Win+G: Alterna entre os gadgets da sua tela

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/tecla-windows-veja-do-que-ela-e-capaz#|0|0|1|0

Segurança para pen drives

Veja dicas de como proteger sua memória flash contra ataque de vírus e roubo de informações


Cada vez mais arquivamos todos os tipos de documentos nos pen drives. Dificil encontrar, hoje, uma pessoa que não tenha um desses pequenos notáveis. Bom, mas essa memória flash também pode carregar vírus, além de ser um artigo fácil de ser perdido por aí. Assista ao vídeo e descubra como garantir a segurança dos dados arquivados dentro do seu pen drive.
Baixe aqui um anti-vírus para seu pen drive
Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/seguranca-para-pen-drives#|0|0|1|0

TV Fox: Assista à TV do mundo todo enquanto navega pela net

Aplicativo do Firefox oferece mais de 2700 canais, gratuitamente



Nenhuma operadora de TV a cabo consegue te entregar o que o TV Fox se propõe. São mais de 2700 canais do mundo todo, à sua disposição e de graça.
Para acessar o TV Fox, é necessário ter o browser Mozilla Firefox instalado em seu computador.

Links:

Para baixar o TV Fox, clique aqui.
Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/tv-fox-assista-a-tv-do-mundo-todo-enquanto-navega-pela-net#|0|0|1|0

Slide Sobre o município de Manoel Urbano feito pela aluna Anny

Slide da Anny sobre Manoel Urbano

Novo vídeo da NASA mostra imagens impressionantes do planeta

Earth | Time Lapse View from Space, Fly Over | NASA, ISS from Michael König on Vimeo.


Mais uma vez, a NASA disponibiliza um vídeo com imagens impressionantes da Terra. O material foi postado no Vimeo no último domingo, 13/12, por seu editor, Michael Koenig.

Gravado com uma câmera especial capaz de registrar vídeos na qualidade 4K (ou seja, com uma definição 16 vezes maior que o HD), o filme mostra, na verdade, uma sequência de fotos tiradas entre agosto e outubro deste ano pelos astronautas que estavam em missão na Estação Espacial Internacional. Colocadas em sequência, as fotos dão a impressão de movimento, como se fosse um vídeo. Essa técnica é chamada de "time lapse".

"Eu tentei deixar as imagens bem próximas do original e procurei não corrigir cores ou sombras. Acredito que o vídeo original, por si só, já é uma experiência estética surreal", escreveu Koenig na descrição do filme. Clique no vídeo abaixo e, nos próximos 5 minutos, viaje mundo afora. Você não vai se arrepender!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/novo-video-da-nasa-mostra-imagens-impressionantes-do-planeta

domingo, 13 de novembro de 2011

Cuidado: ladrões utilizam redes sociais para monitorar suas vítimas

Estudo afirma que quase 80% dos assaltantes buscam fontes de investigação em sites como Twitter e Facebook para cometer crimes


 Com o avanço da internet e popularização das redes sociais, parece que não haverá limites para a enorme quantidade de informações que os usuários publicam sobre si mesmos. Mesmo que isso tenha se tornado algo comum, tal atitude pode comprometer seriamente a segurança dos internautas.

De acordo com o Daily Mail Online, a Friedland, empresa especializada em segurança, realizou uma pesquisa com 50 ex-criminosos para saber a influência dos sites de relacionamento na hora de "programar" um crime. O resultado apontou que quase 80% dos ex-assaltantes entrevistados buscam fontes em redes sociais como Twitter e Facebook para monitorar suas vítimas.

Segundo o estudo, alguns dados postados nesses sites ajudam os infratores a ficar informados quando os proprietários das residências estão ausentes, por exemplo.

Mais da metade dos ex-criminosos disseram que o erro mais comum é quando os usuários revelam na internet onde estão localizados, especialmente em serviços como Foursquare e Facebook Places, que atualizam automaticamente sua localização. Outra característica inclui a postagem de fotografias do lugar que os indivíduos estão.

O estudo ainda afirmou que cerca de 3/4 dos 50 ex-assaltantes entrevistados acreditam que o Google Street View também contribui para o aumento dos furtos a residências, além de sistemas de mapeamento geográfico como, por exemplo, o Google Maps.

"A pesquisa nos deu acesso a um grupo exclusivo da sociedade, e nos ajudou a aprender mais sobre os hábitos dos assaltantes de hoje", explica Jonathan Lim, um dos especialistas de segurança da Friedland.

Entre os erros mais frequentes dos internautas e que contribuem para os assaltantes estão: deixar janelas abertas, esquecer objetos de valor em locais de fácil visualização, deixas as chaves atrás das portas e receber entregas do lado de fora das casas.

Por esses e outros motivos, é importante ressaltar algumas dicas rápidas de como melhorar a segurança nas redes sociais:

- Defina suas configurações de privacidade do Facebook para que apenas seus amigos possam ver o conteúdo que você postar;
- Só adicione pessoas que você conheça, de preferência que tenha visto pessoalmente;
- Não anuncie que você estará fora da cidade por um período prolongado, ou de férias;
- Não configure serviços como Foursquare para fazer check-in automaticamente;
- Não publique fotos que revelem seu endereço ou referências de onde você more;
- Evite postar fotos de objetos caros que tem em sua casa.

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/cuidado_ladroes_utilizam_redes_sociais_para_monitorar_suas_vitimas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Oficinas do Programa ensino Médio.AC em Manoel Urbano



Professores e alunos do 3° ano do ensino médio, dos turnos da tarde e da noite, da Escola Nazira Anute de Lima, no município de Manoel Urbano, participaram das oficinas do Programa Ensino Médio.AC,nos dias 08 a 11 de novembro de 2011, ministradas pelo multiplicador do NTE Adão Rios.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alunos do 3° ano do ensino Médio da Escola Nazira Anute

Alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Nazira Anute, do município de Manoel  Urbano Participando da Oficina  do Programa Ensino Médio.AC.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pesquisa: o computador é o eletroeletrônico mais desejado pelos brasileiros



Você sabia que o computador já é o eletroeletrônico mais desejado pelos brasileiros?! Foi o que constatou a recém-divulgada pesquisa "Tech Metrics Brasil", realizada em 16 cidades do país. O desejo por um PC já está à frente de bens como uma TV de LCD ou um celular com câmera e tocador MP3, por exemplo.

Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel, diz que a pesquisa veio confirmar uma tendência: "47% das pessoas disseram que sua próxima compra, entre eletroeletrônicos, será um computador. É um número bastante expressivo. E, se nós levarmos em consideração que, também no Brasil, 90% das pessoas que não têm computador já acessam na Lan House, casa de amigos, parentes, é um número que chama a atenção".

Outro fator relevante indicado pelo estudo: a forte penetração da banda larga na vida dos brasileiros. Acessar a internet já faz parte do dia-a-dia mesmo daqueles que não possuem um computador em casa. Entre os que não têm micros, 93% acessam a rede regularmente. Fora dos lares, os acessos são feitos principalmente nas Lan Houses, mas também em casa de amigos e parentes e, claro, no trabalho.
Em todas as regiões e classes sociais, é unânime a opinião de que hoje o ideal é ter mais de um computador em casa. Desktops e notebooks ainda são compartilhados, mas o uso individual das máquinas é uma tendência notória.

"A turma não quer mais ficar dividindo o computador. O pai está ali, trabalhando ou acessando as informações que precisa, relacionadas ao trabalho ou estudo; a criança está jogando ou estudando; a mãe vendo as receitas que vai querer cozinhar. Enfim, o uso é geral e as pessoas estão começando a disputar quem tem mais acesso ao computador dentro do lar. Por isso, o pessoal já está comprando o 2º e 3º equipamento", comenta Cássio.

Essa posse de computadores, segundo a Tech Metrics, ainda marca um verdadeiro abismo social no Brasil. Só para se ter uma ideia, a renda média dos lares que possuem um ou mais PCs em casa é o dobro daquelas que ainda não têm computador.

Cássio explica: "O computador é um bem que ajuda, inclusive a aumentar as chances de ganhar um emprego, uma melhor oportunidade, tanto de estudo ou de acesso e colaboração, 'networking'. Assim como, também, mostra que ainda existe muito espaço para que consigamos ter avanços de melhores condições de compras de computadores para aqueles que ainda não têm acesso a essa compra".

Atualmente, o Brasil é o 3º maior mercado de computadores do mundo! Estimativas indicam que esse volume de vendas de PCs por aqui deve triplicar até 2015. Hoje, o campeão de vendas é o notebook, mas em um futuro muito próximo o que a gente mais deve ouvir falar é dos revolucionários ultrabooks.

"Até 2013, achamos que os ultrabooks, que é essa nova categoria que traz o melhor dos mundos entre o desempenho de um PC e os desenhos e o apelo que os tablets têm, vão ser a categoria mais importante e dominante no mercado brasileiro", completa Cássio.
E na sua casa, como é? Você ainda tem que dividir o seu computador? Como é isto pra você? Conte pra gente e dê sua opinião...você se encaixa nesse levantamento? Ah, e aproveite para conhecer um pouco mais sobre essa nova família de computadores portáteis, os ultrabooks; nós separamos o link bem legal pra você ficar por dentro de tudo que está por vir. Acesse e atualize-se!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/pesquisa_o_computador_e_o_eletroeletronico_mais_desejado_pelos_brasileiros

Classmate PCs: computadores ajudando no aprendizado nas escolas



Crianças e adolescentes usam a tecnologia para aprender de forma mais fácil e divertida

Quantos alunos têm computador em casa? Quase todos. A resposta não é assim tão surpreendente. Aliás, confirma o que apontou uma pesquisa divulgada recentemente pela Intel. Hoje, quase 60% dos lares brasileiros já possuem um ou mais computadores; esse número não para de crescer.

Vilma de Souza Bonfim, gestora de mídia, acredita que a escola precisa estar atenta às mudanças e não pode viver mais sem tecnologia. "Os alunos têm acesso em casa e a tecnologia já está na vida deles", comenta.

A ideia de oferecer um PC para cada aluno ainda está no começo por aqui. Mas é um conceito difundido na pedagogia moderna e vem sendo implantado nas escolas mundo afora. O programa do governo federal, "Um Computador por Aluno – o PROUCA", pretende ser um projeto educacional utilizando tecnologia e a inclusão digital.

"Vemos esse conceito como uma transformação da educação. É uma mudança completa de paradigma, uma evolução e a modernização da educação. É necessário trazer o ambiente moderno para dentro da sala de aula, onde cada aluno tenha seu próprio dispositivo eletrônico", diz Fábio Tagnin, gerente de Educação da Intel.

Já Izabel Ramos, professora, explica que a criança precisa mais do que caderno, lousa e lápis. Ela conta que a experiência de ter um computador e o laptop na sala de aula é bastante interessante.

Cada município deve adquirir os PCs oferecidos pelo PROUCA de forma independente. Dependendo da região, cada máquina custa entre R$344 e R$376. Segundo Fábio, no UCA, durante os anos de 2009 e 2010, foram entregues 150 a 165 mil máquinas para 300 escolas. Isso impactou em, mais ou menos, 112 mil alunos e 7800 professores.

Nesta escola em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, 15 mil notebooks foram entregues para os alunos há pouco mais de um mês e eles já fazem muito sucesso na sala de aula. "Hoje, estamos fazendo uma matéria para o blog da nossa escola. É legal escrever no teclado", conta Carolina da Silva de 10 anos. Já Rafaela Silva, de 9 anos, diz que prefere que cada aluno tenha seu próprio computador. "Eu acho melhor porque, às vezes, um quer mexer em uma coisa, outro quer mexer em outra e pode dar confusão", comenta.

Fabio ainda conta que os professores precisam de muito preparo e treinamento para lidar com a tecnologia, além de material pedagógico, curricular e digital. "Esses dispositivos requerem um ambiente de conectividade dentro da escola ou dentro da classe e, muitas vezes, até fora da escola, porque os alunos acabam levando os computadores para casa e trazem de volta", explica.

Desde o início do ano, com apoio e participação da Intel, novos computadores foram adotados pelo PROUCA. Desenvolvidos totalmente no Brasil, os novos notebooks são mais robustos, com teclado à prova d’água e design apropriado para serem carregados de um lado para outro, com conforto e segurança. As máquinas também estão mais rápidas: todas são equipadas com processadores Atom.

"O objetivo principal disso tudo é alavancar a educação, é o desenvolvimento econômico. Precisamos preparar esses jovens para serem mais criativos, inovadores e competitivos dentro do país. Dessa forma, eles tornarão o próprio país mais competitivo na econômia global", conclui Fabio.

Não resta dúvida de que a tecnologia pode ajudar – e muito – o país a atingir suas metas educacionais. E se sua família também já tem um computador em casa, que tal aproveitar para ir além da sala de aula? Nós separamos alguns sites que ajudam a reforçar os assuntos aprendidos na escola. Tem matemática, química, inglês e mais. Confira nossas dicas e aproveite!

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/classmate_pcs_computadores_ajudando_no_aprendizado_nas_escolas

Vai comprar seu primeiro computador? Confira como escolher as peças do seu PC!




Guia de ajuda a escolher seu próximo computador

Escolher o formato, entre desktop e notebook, que mais se adapta à sua necessidade é só primeiro passo. E se você já sabe para quê vai usar seu PC, essa resposta é a mais fácil. Mas a partir daí existe toda a "alma" do computador, isto é, a configuração da máquina. Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel, lembra que a escolha de um novo computador vai acompanhar você pelos próximos anos. Portanto, tem que ter critério e cuidado.

Antes de falar do processador, o coração do computador, vamos ver como escolher a "memória RAM". Não adianta você ter uma super máquina com um processador de última geração se não houver memória suficiente para suportar as diversas tarefas executadas ao mesmo tempo. 2GB de RAM normalmente satisfazem a maioria dos usuários domésticos. Para aqueles que gostam de games mais pesados, editar vídeos ou soltar a imaginação em programas gráficos como o Photoshop, recomenda-se, pelo menos, 4GB.
O disco rígido, mais conhecido como HD, é onde todos seus programas, documentos, fotos, músicas e vídeos ficarão armazenados. Aqui vale uma dica importante: o tamanho do HD é um dos itens que menos impactam no preço final de um computador. Ou seja, se você não quiser ter problema de espaço, invista um pouquinho a mais e pense em um disco rígido entre 250GB e 500GB. Claro, se você achar que não precisa de tudo isso, existem também boas opções a partir de 80GB. Cássio diz que ao comprar um computador, ele deve atender todas suas necessidades, porque daqui poucos meses, o PC pode ficar lento, ineficiente e deixar você estressado.

Antes de falar das placas de vídeo, que também merecem atenção, vamos direto para o principal, a escolha mais importante: o processador, o cérebro do PC. Antes de decidir, é importante conhecer alguns detalhes sobre as atuais linhas de processadores disponíveis no mercado.
Testes internacionais independentes mostram que a atual família de processadores da Intel, a Sandy Bridge, é de longe a que mais entrega desempenho. É também quem registra o melhor consumo de energia e a maior velocidade. Uma das principais novidades dessa geração de processadores é a tecnologia "Turbo Boost".

A tecnologia Turbo Boost se encarrega de desligar partes do processador quando elas não estão em uso. Quando você precisa de mais desempenho, ele automaticamente ativa todos os circuitos para performance máxima. Isso, claro, economiza um montão de energia, seja nas baterias dos notebooks ou na conta de luz no final do mês.

Outra característica impactante nos processadores Sandy Bridge é sua microarquitetura de 32 nanômetros. Esse número se refere ao tamanho dos transistores. Falando de grosso modo, quanto menor o transistor, mais deles você consegue colocar no mesmo chip. Quanto mais transistores, mais poderoso é o processador. "É importante que as pessoas prestem atenção na marca do computador: É preciso comprar uma máquina que você confie e que vá te dar uma experiência, qualidade e desempenho", explica Caio.

Finalmente, chegamos às placas de vídeo. A segunda geração de processadores da família Core sozinha já dá conta da maior parte do gráficos. Esses processadores trazem as funções gráficas integradas e têm performance suficiente para suprir a maioria das nossas necessidades. Claro, se você for um "hard gamer" ou um editor de vídeos, aí, sim, você terá de se preocupar em ter uma placa dedicada.
Se você quiser ter ainda mais certeza sobre a escolha de seu computador, aqui você vai encontrar um link para um guia completo sobre como escolher seu computador. Basta clicar em algumas respostas básicas sobre o que você espera da sua máquina, para encontrar a configuração perfeita.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/vai_comprar_seu_primeiro_computador_confira_como_escolher_as_pecas_do_seu_pc

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como Educar no Século XXI?

Refletindo sobre as alterações a seguir os desenvolvimentos tecnológicos e seus efeitos sobre a educação

Informática - História e Evolução

A história da informação e a evolução da informática. Prof. Priscila.

O Futuro da Educação



O novo papel da educação realizado nas escolas deverá preparar e ensinar o aluno para fazer perguntas, ao invés de adestrá-lo para dar respostas.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Professores da zona rural fazem curso de Introdução à educação digital



Os professores das Escolas da zona rural de Rio Branco-acre, Cláudio Augusto, Wilson Pinheiro, Novo Paríso, Alto Alegre II, Nova Esperança, Monte Alegre, São Pedro I, Aderaldo Cordeiro e Boa Fé III participam do Curso de Introdução à Educação Digital (40h), curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs). 


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conheça atalhos do teclado que agilizam suas ações no Windows



O velho "Control C", "Control V" talvez seja um dos atalhos mais simples e eficientes do Windows. "Control C" copia; "Control V" cola... mas, existem muitos outros que podem ser igualmente úteis.

Experimente pressionar a tecla do Windows junto com a letra "D", ou "Alt + F4". O primeiro atalho tira tudo o que estiver na sua frente e te leva de volta ao Desktop da máquina; o segundo, fecha qualquer aplicativo ou página que esteja aberta instantaneamente. Dependendo da situação, esses atalhos podem até servir de "botão de pânico". Da próxima vez, já sabe...se estiver vendo algo secreto e alguém se aproximar.

Parecido com esses últimos, o "Windows L" bloqueia seu micro na hora. Este atalho é bom caso você precise sair rapidamente da frente do computador e não queira que ninguém mexa ou veja o que você estava fazendo. O "Alt + Tab" bastante gente já usa. Apertando essas duas teclas juntas, você navega entre páginas e programas abertos. Mas você já viu isso? A função é praticamente a mesma, mas visualmente é bem mais interessante. Para trocar de páginas assim, é só apertar a tecla do Windows junto com o Tab, olha que legal...

Na maioria dos novos navegadores, agora a gente abre cada página em uma aba diferente. Tem gente que costuma trabalhar com muitas abertas ao mesmo tempo. E, mais fácil do que clicar em cada uma para trocar de página, experimente o atalho "Control Tab". Bom, como a gente disse no começo, são centenas de atalhos para facilitar sua vida e dar uma folguinha para o mouse na frente do computador. Se você quiser conhecer diversas outras combinações de teclas para as mais diferentes funções, clique nos links que acompanham esta matéria.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/dicas_para_facilitar_a_usabilidade_no_windows

Para que serve um No-break e como utilizá-lo da melhor forma



Você sabe para que serve um No-break? Para a maioria de nós, a primeira impressão é que este tipo de aparelho tem uma única função: entrar em ação quando a luz acaba. E isso é verdade! Mas, em tempos em que os notebooks dominam a cena, será que ele continua super útil para o dia a dia? É claro que não estamos falando de usos profissionais. Mas, já que os notebooks têm baterias, será que os no-breaks continuam a ter muita serventia dentro de casa?

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/para_que_serve_um_no-break_e_como_utiliza-lo_da_melhor_forma

IE, Mozilla, Chrome, Safari ou Opera: Qual é o melhor navegador?

Evolução das mídias: tecnologia avançada populariza os vídeos caseiros



VHS, DVD, Blu-Ray e vídeos digitais. O sucesso das redes sociais faz com que cada vez mais gente queira gravar, editar e compartilhar vídeos. Além disso, a função de filmar nas máquinas fotográficas digitais e até nos celulares mais modernos populariza cada vez mais o “vídeo caseiro”.

Nas câmeras fotográficas, no celular e até em câmeras profissionais de alta definição, esses vídeos são todos digitais; ficam armazenados em discos rígidos ou cartões de memória. Para assistir os arquivos gravados, basta conectar o dispositivo a um computador. Mas, nem sempre foi assim. A história do vídeo feito em casa tem capítulos que, hoje, parecem coisa da pré-história.

Nos anos 80, um sistema de gravação de áudio e vídeo revolucionou o vídeo caseiro: o VHS, uma fita magnética dentro de uma caixa plástica. Simples assim! O formato conquistou o mundo e – acredite se quiser - até hoje tem seus adeptos. Professora de dança do leque há 26 anos, Itsuko Kato é uma das que ainda não aposentou o videocassete. Ela ainda usa as fitas para aprimorar suas técnicas e também suas aulas.

"Todo ano fazemos filmagem. Até professoras do japão mandam suas apresentações filmadas de lá. Então, a gente olha daqui a apresentação e faz igual", conta Itsuko Kato, professora de dança do leque.

Mesmo que, para ela, assistir VHS ou DVD seja exatamente a mesma coisa, os 83 anos não impedem que dona Itsuko esteja ficando moderninha."Vai mudar tudo pra DVD", conta Itsuko Kato.

O principal sucessor das fitas VHS veio em 1995: o DVD. Essa, sim, uma grande ruptura no formato das mídias de armazenamento de vídeo. Nessa fase, o vídeo passou de analógico para digital. Um salto enorme em qualidade de som e imagem; isso sem falar na grande possibilidade de controle sobre o conteúdo gravado.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/evolucao_das_midias_vhsm_dvd_blu-ray_faca_uma_viagem_pelas_tecnologias

Blu-ray: Veja qual a melhor opção no mercado



Imagens em alta-definição. Nos últimos anos, você ouviu falar muito disso. E esse novo patamar de qualidade está intimamente ligado aos discos Blu-ray. Como já não era sem tempo, os aparelhos que lêem os discos começam a ficar um pouco mais baratos – o que pode fazer o produto deslanchar. Analisamos três modelos: o Samsung BD-P4600, o LG BD-370 e o Sony BDP-S360.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

23 Fatos Curiosos sobre o Corpo Humano


Confira alguns fatos sobre a incrível “máquina” que é o Corpo Humano:

Num adulto médio, a pele representa 12% do peso corporal.

Existem mais de 600 músculos individuais em nosso corpo.

Um esqueleto adulto contém 213 ossos.

Um corpo humano adulto possui cerca de 100 trilhões de células.

Temos 25 trilhões de células vermelhas no sangue (hemácias), as mais abundantes no corpo. Os glóbulos vermelhos representam cerca de 45% do volume total do sangue.

A cartilagem é um dos poucos tecidos que cresce durante toda a vida. Entre 30 e 70 anos, o nariz pode crescer cerca de 1 centímetro e as orelhas um pouco menos.

Por hora cerca de 180 milhões de células vermelhas entram na corrente sanguínea.

Já os glóbulos brancos representam cerca de 1% do sangue. Número que pode até dobrar quando temos alguma infecção.

Nosso nariz contêm mais de 5 milhões de receptores olfativos localizados na parte superior das fossas nasais. São eles que nos ajudam a distinguir os milhares de odores existentes.

Temos em média 100 mil fios de cabelo.

Conforme envelhecemos, o diâmetro do fio de cabelo diminui. Aos 70 anos, pode ser tão fino quanto o de um bebê. Quando estamos velhos eles crescem mais em outros lugares, como o nariz e os ouvidos; e em muitos casos crescem de menos onde deveriam…

O sistema circulatório das veias, artérias e capilares pode chegar a 60 mil quilômetros de comprimento.

O apêndice não serve para nada. Acredita-se ter sido parte do sistema digestivo em nossos primitivos ancestrais.

A pele têm por volta de 640 mil receptores de sentidos  espalhados sob o corpo humano. Eles são mais presentes nas pontas dos dedos, lábios, ponta da língua, palmas das mãos, solas dos pés e órgãos genitais.

Temos cerca de 9 mil papilas gustativas na superfície da língua, garganta e céu da boca.

Um ser humano produz cerca de 10 mil litros de saliva durante toda a vida.

Uma ejaculação libera de 200 a 500 milhões de espermatozóides.

Ao contrário de outras células, o óvulo e o espermatozóide contêm apenas metade do DNA necessário para se criar um novo ser humano. Por isso precisam ser combinadas para a reprodução.

O DNA é uma molécula longa com as seguintes bases químicas: Adenina, Guanina, Timina e Citosina.

A audição é um dos sentidos mais “fracos” que temos em comparação com o dos animais. Eles podem detectar o som com frequência muito maior e muito menor do que nós.

Um coração bate mais de 2,5 bilhões de vezes durante toda a vida.

Num adulto saudável, o intestino delgado pode variar de 18 a 23 metros de comprimento. 90% dos nutrientes que ingerimos são absorvidos pela corrente sangüínea no intestino delgado.

Já o intestino grosso mede cerca de 5 metros de comprimento. Mais curto, porém mais espaçoso que o intestino delgado, para dar conta de armazenar e processar o que precisamos eliminar.
Fonte: http://www.curiosando.com.br/curiosidades-corpo-humano/

Dicas de Foto Digital - Regra dos Terços


Uma dificuldade que temos ao capturar fotos é definir o enquadramento dos objetos que queremos dar maior interesse. Este posicionamento dentro da foto é essencial para termos fotos de qualidade e que destaquem aquilo que queremos mostrar. Pense rápido: ao capturar a foto de uma bela árvore devemos colocá-la no centro da foto para dar maior destaque, certo? Errado!! Leia a matéria completa e melhore o enquadramento da sua foto.

A regra dos terços é uma técnica utilizada para posicionar os objetos de foco(maior interesse) na foto. Utilizando esta técnica conseguimos harmonia na foto e deslocamos o olhar de quem visualiza a imagem para os objetos que consideramos mais importantes no contexto. A primeira recomendação: não coloque os objetos de interesse no centro da foto! Na regra dos terços divida a tela da sua máquina em 2 linhas horizontais e 2 verticais imaginárias, formando nove quadrados na sua tela. Tente enquadrar os pontos mais importantes no encontro das linhas, e procure fazer com que objetos de interesse maiores ocupem pelo menos dois terços desta divisão. Para ter uma idéia melhor veja a imagem abaixo:




É uma imagem do Vietnam, veja que a moça sentada à direita, a outra de bicicleta à esquerda ocupam pontos de encontro das linhas, e as casas coloridas ocupam posição deslocada do centro, observe a harmonia nos elementos da foto sem a necessidade deles estarem centralizados na foto.

Regra dos Terços - Dica 1: em fotos de paisagens utilize as linhas horizontais para posicionar o horizonte ou o local de encontro da água com o solo em fotos de lagos, mar, etc.

Regra dos Terços - Dica 2: em fotos de pessoas utilize as linhas horizontais para posicionar os olhos, ou em grupos de pessoas para posicionar as cabeças.

Regra dos Terços - Dica 3: utilize as linhas verticais para posicionar objetos como árvores, cachoeiras, elementos de arquitetura ou uma única pessoa com uma paisagem de fundo.

Regra dos Terços - Dica 4: a regra é um guia, não se preocupe em colocar os objetos exatamente nos pontos de encontro das linhas ou ocupando vários quadrantes, nem sempre é possível.

Regra dos Terços - Dica 5: quebre a regra. Em cerca de 80% das vezes a regra dos terços proporcionará um melhor enquadramento e um resultado melhor para a sua foto. Em algumas situações a regra não poderá ser utilizada e em outras o melhor enquadramento será no centro da foto mesmo. Utilize a técnica associada à sua criatividade, afinal fotografia é arte!

Fonte de pesquisa:
 Phothograpy Tips