terça-feira, 25 de outubro de 2011
Pesquisa: o computador é o eletroeletrônico mais desejado pelos brasileiros
Você sabia que o computador já é o eletroeletrônico mais desejado pelos brasileiros?! Foi o que constatou a recém-divulgada pesquisa "Tech Metrics Brasil", realizada em 16 cidades do país. O desejo por um PC já está à frente de bens como uma TV de LCD ou um celular com câmera e tocador MP3, por exemplo.
Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel, diz que a pesquisa veio confirmar uma tendência: "47% das pessoas disseram que sua próxima compra, entre eletroeletrônicos, será um computador. É um número bastante expressivo. E, se nós levarmos em consideração que, também no Brasil, 90% das pessoas que não têm computador já acessam na Lan House, casa de amigos, parentes, é um número que chama a atenção".
Outro fator relevante indicado pelo estudo: a forte penetração da banda larga na vida dos brasileiros. Acessar a internet já faz parte do dia-a-dia mesmo daqueles que não possuem um computador em casa. Entre os que não têm micros, 93% acessam a rede regularmente. Fora dos lares, os acessos são feitos principalmente nas Lan Houses, mas também em casa de amigos e parentes e, claro, no trabalho.
Em todas as regiões e classes sociais, é unânime a opinião de que hoje o ideal é ter mais de um computador em casa. Desktops e notebooks ainda são compartilhados, mas o uso individual das máquinas é uma tendência notória.
"A turma não quer mais ficar dividindo o computador. O pai está ali, trabalhando ou acessando as informações que precisa, relacionadas ao trabalho ou estudo; a criança está jogando ou estudando; a mãe vendo as receitas que vai querer cozinhar. Enfim, o uso é geral e as pessoas estão começando a disputar quem tem mais acesso ao computador dentro do lar. Por isso, o pessoal já está comprando o 2º e 3º equipamento", comenta Cássio.
Essa posse de computadores, segundo a Tech Metrics, ainda marca um verdadeiro abismo social no Brasil. Só para se ter uma ideia, a renda média dos lares que possuem um ou mais PCs em casa é o dobro daquelas que ainda não têm computador.
Cássio explica: "O computador é um bem que ajuda, inclusive a aumentar as chances de ganhar um emprego, uma melhor oportunidade, tanto de estudo ou de acesso e colaboração, 'networking'. Assim como, também, mostra que ainda existe muito espaço para que consigamos ter avanços de melhores condições de compras de computadores para aqueles que ainda não têm acesso a essa compra".
Atualmente, o Brasil é o 3º maior mercado de computadores do mundo! Estimativas indicam que esse volume de vendas de PCs por aqui deve triplicar até 2015. Hoje, o campeão de vendas é o notebook, mas em um futuro muito próximo o que a gente mais deve ouvir falar é dos revolucionários ultrabooks.
"Até 2013, achamos que os ultrabooks, que é essa nova categoria que traz o melhor dos mundos entre o desempenho de um PC e os desenhos e o apelo que os tablets têm, vão ser a categoria mais importante e dominante no mercado brasileiro", completa Cássio.
E na sua casa, como é? Você ainda tem que dividir o seu computador? Como é isto pra você? Conte pra gente e dê sua opinião...você se encaixa nesse levantamento? Ah, e aproveite para conhecer um pouco mais sobre essa nova família de computadores portáteis, os ultrabooks; nós separamos o link bem legal pra você ficar por dentro de tudo que está por vir. Acesse e atualize-se!
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/pesquisa_o_computador_e_o_eletroeletronico_mais_desejado_pelos_brasileiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário