Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Evolução das mídias: tecnologia avançada populariza os vídeos caseiros



VHS, DVD, Blu-Ray e vídeos digitais. O sucesso das redes sociais faz com que cada vez mais gente queira gravar, editar e compartilhar vídeos. Além disso, a função de filmar nas máquinas fotográficas digitais e até nos celulares mais modernos populariza cada vez mais o “vídeo caseiro”.

Nas câmeras fotográficas, no celular e até em câmeras profissionais de alta definição, esses vídeos são todos digitais; ficam armazenados em discos rígidos ou cartões de memória. Para assistir os arquivos gravados, basta conectar o dispositivo a um computador. Mas, nem sempre foi assim. A história do vídeo feito em casa tem capítulos que, hoje, parecem coisa da pré-história.

Nos anos 80, um sistema de gravação de áudio e vídeo revolucionou o vídeo caseiro: o VHS, uma fita magnética dentro de uma caixa plástica. Simples assim! O formato conquistou o mundo e – acredite se quiser - até hoje tem seus adeptos. Professora de dança do leque há 26 anos, Itsuko Kato é uma das que ainda não aposentou o videocassete. Ela ainda usa as fitas para aprimorar suas técnicas e também suas aulas.

"Todo ano fazemos filmagem. Até professoras do japão mandam suas apresentações filmadas de lá. Então, a gente olha daqui a apresentação e faz igual", conta Itsuko Kato, professora de dança do leque.

Mesmo que, para ela, assistir VHS ou DVD seja exatamente a mesma coisa, os 83 anos não impedem que dona Itsuko esteja ficando moderninha."Vai mudar tudo pra DVD", conta Itsuko Kato.

O principal sucessor das fitas VHS veio em 1995: o DVD. Essa, sim, uma grande ruptura no formato das mídias de armazenamento de vídeo. Nessa fase, o vídeo passou de analógico para digital. Um salto enorme em qualidade de som e imagem; isso sem falar na grande possibilidade de controle sobre o conteúdo gravado.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/central_de_videos/evolucao_das_midias_vhsm_dvd_blu-ray_faca_uma_viagem_pelas_tecnologias

Nenhum comentário: