Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dicas de Foto Digital - Regra dos Terços


Uma dificuldade que temos ao capturar fotos é definir o enquadramento dos objetos que queremos dar maior interesse. Este posicionamento dentro da foto é essencial para termos fotos de qualidade e que destaquem aquilo que queremos mostrar. Pense rápido: ao capturar a foto de uma bela árvore devemos colocá-la no centro da foto para dar maior destaque, certo? Errado!! Leia a matéria completa e melhore o enquadramento da sua foto.

A regra dos terços é uma técnica utilizada para posicionar os objetos de foco(maior interesse) na foto. Utilizando esta técnica conseguimos harmonia na foto e deslocamos o olhar de quem visualiza a imagem para os objetos que consideramos mais importantes no contexto. A primeira recomendação: não coloque os objetos de interesse no centro da foto! Na regra dos terços divida a tela da sua máquina em 2 linhas horizontais e 2 verticais imaginárias, formando nove quadrados na sua tela. Tente enquadrar os pontos mais importantes no encontro das linhas, e procure fazer com que objetos de interesse maiores ocupem pelo menos dois terços desta divisão. Para ter uma idéia melhor veja a imagem abaixo:




É uma imagem do Vietnam, veja que a moça sentada à direita, a outra de bicicleta à esquerda ocupam pontos de encontro das linhas, e as casas coloridas ocupam posição deslocada do centro, observe a harmonia nos elementos da foto sem a necessidade deles estarem centralizados na foto.

Regra dos Terços - Dica 1: em fotos de paisagens utilize as linhas horizontais para posicionar o horizonte ou o local de encontro da água com o solo em fotos de lagos, mar, etc.

Regra dos Terços - Dica 2: em fotos de pessoas utilize as linhas horizontais para posicionar os olhos, ou em grupos de pessoas para posicionar as cabeças.

Regra dos Terços - Dica 3: utilize as linhas verticais para posicionar objetos como árvores, cachoeiras, elementos de arquitetura ou uma única pessoa com uma paisagem de fundo.

Regra dos Terços - Dica 4: a regra é um guia, não se preocupe em colocar os objetos exatamente nos pontos de encontro das linhas ou ocupando vários quadrantes, nem sempre é possível.

Regra dos Terços - Dica 5: quebre a regra. Em cerca de 80% das vezes a regra dos terços proporcionará um melhor enquadramento e um resultado melhor para a sua foto. Em algumas situações a regra não poderá ser utilizada e em outras o melhor enquadramento será no centro da foto mesmo. Utilize a técnica associada à sua criatividade, afinal fotografia é arte!

Fonte de pesquisa:
 Phothograpy Tips


Nenhum comentário: