Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que é AVI, RMVB, MPEG, CAM, DviX e outros formatos


 Você que vive procurando por filmes pra baixar na internet – o que é ilegal e você sabe muito bem- sempre acaba ficando meio perdido com todos aqueles formatos de vídeos que aparecem na ficha do filme, não é? São diversos formatos que são encontrados por aí, como o famoso AVI, DVDRip, MPEG e muitos outros que acabam deixando a gente meio confusos.

E para você entender um pouco melhor sobre os formatos de vídeo, logo abaixo você encontra uma lista com pequenas explicações sobre os mais famosos formatos de vídeos, filmes, etc:

AVI

O mais famoso dos formatos de vídeo na atualidade é a abreviação de “Audio Video Interleave”. Um formato criado pela Microsoft para melhor associação entre o áudio e o vídeo. A extensão oficial do AVI é .avi. O formato pode ser considerado um dos mais pesados usados hoje, mais acaba sendo um dos melhores se tratando de qualidade de áudio e vídeo. Esse formato também é o mais aceito por computadores, e também por aparelhos de DVD compatíveis com a tecnologia DviX.

CAM

Esse formato foi criado graças aos “piratas do cinema”, que são aqueles que levam sua câmera digital ao mesmo e fazem a gravação do filme exibido na sala. Geralmente os filmes com formato CAM tem qualidade de vídeo e áudio muito ruins, já que as câmeras são colocadas na maioria das vezes em tripés e o áudio é capturado por um microfone externo conectado a câmera. Se você não se importa muito com qualidade da imagem do filme, o formato CAM é o ideal pra você. Agora se você prefere algo melhor, fique longe dele.

DVDRip

DVDRip nada mais é que a ripagem do DVD final e original do filme. Ou seja, o cara compra ou aluga o filme original e usa programas específicos para fazer a cópia dele. O formato final acaba tendo um tamanho considerado grande, mas a qualidade também é das melhores, já que foi tirado de uma fonte original.

VCD

VCD vem de “Video Compact Disc”, e foi criado especificamente para que alguns vídeos pudessem ser reproduzidos em mídia de CD, e assim podendo ser reproduzido em aparelhos de CD convencionais. Hoje em dia, a maioria dos aparelhos de DVD aceitam o formato, mas o formato em si acabou sendo deixado para trás devido a facilidade que as pessoas encontravam na hora de copiar o conteúdo do CD.

MPEG

Padrão de compreensão bastante usado hoje em dia, vem de “Motion Picture Expert Group”. O formato tem vários padrões diferentes como o MPEG 1 (usado em VCDs), o padrão MPEG 2 (usado em DVDs e SVDVD), e o MPEG 4 que é usado para padrões de áudios diferentes como o MP3 e o ACC. Em geral, filmes com o formato MPEG e suas variantes tem qualidade de som e imagem muito bons.

RMVB

Este se tornou uma das mais usadas extensões de vídeos usadas pelo mundo afora, já que ele consegue diminuir por exemplo um arquivo de vídeo no formato AVI/DviX de 700MB, para aproximadamente 350MB. Isso sem perder a qualidade de áudio e vídeo. É impressionante ver que um arquivo de vídeo grande, mesmo depois de ser convertido para menos de sua metade, poder continuar com sua qualidade de vídeo e áudio excelentes. O único ponto fraco do RMVB (Real Media Variable Bitrate), é que muitos reprodutores de vídeos famosos ainda não reproduzem o formato, principalmente o Windows Media Player.

Uma boa dica para você que quer um reprodutor de arquivos RMVB, e também para outros formatos como AVI, DviX/XviD, CAM, é o K-Lite Mega Codec Pack, que nada mais é do que um pacote com os codecs de áudio e vídeo mais utilizados em todo o mundo. São dezenas de codecs inclusos no pacote, junto de um dos melhores reprodutores de vídeo e áudio do mercado, o Media Player Classic. Além de ser leve e muito fácil de usar, o K-Lite é totalmente gratuito. Um fato raro, já que a maioria dos programas bons como este, são pagos.

Para fazer o download de graça do K-Lite Mega Codec Pack, é só seguir o link abaixo:


DviX/XviD

Esses dois formatos são baseados em MPEG 4. Considerados um dos melhores formatos de vídeo, se tratando de qualidade de imagem e som, eles são bastante usados na conversão de filmes. Comparando os dois, o formato XviD saí na frente, já que ele tem uma tecnologia mais nova e não costuma rodar em PC mais antigos.

Se você tinha alguma dúvida sobre a qualidade de filmes com o formato DviX/XviD, já não tem mais, pois apesar de um formato ser mais novo que o outro, os dois, tem qualidade de som e imagem dignas das telas de cinema.

Fonte: http://comoquiabocru.com/post/o-que-e-avi-rmvb-mpeg-cam-dvix-e-outros-formatos.php

Nenhum comentário: