Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como fazer redação


Fazer uma boa redação é uma das grandes preocupações dos alunos do ensino médio no 
Brasil, pois tanto nas provas de vestibular quanto no ENEM as redações são muito bem avaliadas e os temas sempre são muito variados, ficando difícil ter ideia daquilo que pode cair.
Porém, apesar de todo o temor existente, podemos afirmar que fazer uma boa redação não é nenhum bicho de sete cabeças e existem regras básicas que podem auxiliar você a construir uma boa redação.
O primeiro ponto a ser observado é a estrutura na construção de um texto, que deve possuir:
  • introdução
  • desenvolvimento
  • conclusão
Qualquer texto, por mais simples que seja pode ser dividido nessas 3 partes. A introdução deve ser breve e nela devem constar os elementos básicos que serão desenvolvidos no texto. O desenvolvimento, este sim pode ser tão longo quanto os argumentos que se tenha para desenvolver, porém sempre deve ser claro, simples, coerente e direto, com o cuidado de não fugir do tema principal da redação. A conclusão, mais breve do que o desenvolvimento, deve apresentar a opinião ou a posição do autor sobre o assunto desenvolvido com maior ênfase. A conclusão também pode trazer uma interrogação com o objetivo de levar o leitor a refletir sobre os argumentos apresentados.
Outro ponto fundamental na construção de uma boa redação são os argumentos para desenvolver o tema, especialmente quando o tema é proposto, como acontece no ENEM e no vestibular. (“O trabalho para construção da dignidade humana”, – redação ENEM/2010). Nesses casos vale fazer uma breve reflexão e anotar o que se tem a dizer sobre o assunto, e então desenvolver essa linha de raciocínio, com o cuidado de não fugir do tema proposto. Por exemplo, dentro do tema proposto eu posso usar argumentos que falem sobre o desemprego, sobre os problemas sociais, etc.
Numa redação deve-se ter extremo cuidado com a grafia das palavras, devem-se preferir palavras conhecidas e cuidar para que seu emprego seja adequado. Frases curtas tornam o texto mais claro e permite que as ideias sejam mais bem organizadas, conduzindo o leitor através dos argumentos. Um texto deve ser objetivo, pois tem o objetivo de comunicar uma ideia. Depois de pronto revise o texto quantas vezes for possível, observando todos os pontos citados e a coerência entre os argumentos.
E para finalizar uma última dica: a melhor fonte para o aprendizado da técnica da redação é a leitura, quanto mais você ler, mais estará preparado para fazer redação.

Fonte: http://www.comofazer.wiki.br/como-fazer-redacao/

Nenhum comentário: