COMO FALAR EM PÚBLICO
Você pode se deparar com a tarefa de fazer uma apresentação a qualquer momento. Não se desespere. Falar bem em público não é somente um dom divino. Pode ser aprendido com tempo e treino.
Passo a passo:
1. Dê atenção especial para os primeiros minutos da sua apresentação. É nesta hora que você deve conquistar o seu público. Contar uma piada não é a saída, já que são pouquíssimas as pessoas que conseguem fazer isto bem. Conte uma história. Ela pode ser uma parábola, experiência pessoal, etc...
2. Não seja arrogante, mas também não seja submisso. É necessário ter autoconfiança na medida certa.
3. Saiba sobre o que vai falar. Leia, estude, pesquise. Tenha segurança e saiba defender as suas idéias. Antes de fazer os outros acreditarem, você tem que acreditar.
4. Treine bastante. Fale seu discurso na frente do espelho diversas vezes até achar que ficou bom.
5. Não confie em sua memória. Leve sempre suas anotações.
6. Estude bem a sua platéia. Saiba para quem você vai falar, quanto tempo terá, se houver outras apresentações, qual será a ordem e o tema e quais os instrumentos terá à sua disposição (lousa, retroprojetor, vídeo, notebook, programas etc...).
7. Prepare-se para as questões da platéia. Esteja pronto para responder sobre os assuntos menos explorados na sua apresentação. Se você não souber a resposta, confesse e devolva a pergunta à platéia ou dê sugestões de referências de onde a pessoa possa encontrá-la.
8. Olhe para o público, evite ter o olhar perdido. Escolha algumas pessoas em diferentes pontos da sala e concentre o seu olhar nelas. Mas cuidado para não ficar olhando para a mesma pessoa por muito tempo ou o tempo todo. Mantenha a cabeça erguida.
9. Seja conciso e simples. Não canse sua platéia. Para apresentações depois das refeições ou com vários palestrantes, seja breve. Se estiver falando para pessoas que se reuniram só para ouvir você, pode se alongar um pouco mais.
Atenção:
1. Falar para um número menor de pessoas ou para um público de sua empresa é mais difícil, pois as reações são mais visíveis e elas estão mais por dentro do assunto e prontas para rebater.
2. Não fique fugindo das apresentações. Encare-as de frente. Só a prática vai fazer você melhorar. Não se cobre demais no início.
3. Mesmo os mais experientes sentem um frio na barriga e as mãos suando antes da apresentação.
Fonte: http://solbrilhando.com.br/Utilidades/Como_falar.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário