Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Por que as ligações de celular caem quando você está em movimento?

Para entender por que uma ligação do telefone celular simplesmente cai, é preciso ter em mente um fato importante. O crescimento do número de aparelhos no Brasil é vertiginoso e constante. Hoje existem mais celulares do que habitantes no Brasil. Por outro lado, não há investimento na qualidade de serviço que acompanhe essa demanda. Ou seja, se fôssemos resumir em um parágrafo, uma ligação de celular simplesmente cai por falta de infra-estrutura.

São diversos os fatores que podem derrubar uma ligação. E podemos dividi-los em duas categorias: quando você está parado ou em movimento. "Quando a ligação cai e a pessoa está parada são duas causas principais: sobrecarga da rede ou interferência", explica Marcelo Zuffo, professor de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da USP.

A rede de celular funciona em uma estrutura em malha. São diversas torres; cada uma delas é responsável pelas ligações feitas em um certo raio de distância e suporta determinado número de usuários. Se este limite for excedido, sim, algumas pessoas simplesmente vão perder a ligação. Ou seja, quanto mais pessoas usam uma torre, menor é a área de alcance dela.

Mas para que não haja áreas sem sinal, esses círculos normalmente se encontram, ampliando a cobertura. A questão é que essas áreas de cobertura não têm o mesmo tamanho entre elas e nem sequer têm uma dimensão fixa. Elas flutuam e se modificam com a freqüência e o número de ligações sendo feitas ao mesmo tempo naquela região."Essas torres tem capacidades diferentes e as vezes elas são mal dimensionadas e criam áreas de sombra, áreas onde não existem conexão de telefonia. Se a pessoa está em movimento ela pode, por exemplo, ir de uma área com muito sinal para uma de sinal mais fraca", afirma Marcelo Zuffo.

Outro grande “derrubador” de ligações celulares são as interferências. E elas podem vir de todos os lados. Qualquer tipo de aparelho eletrônico pode ser um emissor eletromagnético. Normalmente, os aparelhos não compartilham freqüência com os celulares mais novos, mas isso ainda acontece muitas vezes e deixa muita gente sem sinal.

Nenhum comentário: