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terça-feira, 23 de outubro de 2012

Roteiro para Elaboração de Projetos

Na primeira reunião com o grupo estabeleça prazos e datas. Um cronograma facilita o entendimento do grupo e permite que as ações ocorram de forma organizada. Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
Etapas:
1. Definição do tema;
2. Definição dos objetivos gerais;
3. Definição dos objetivos específicos;
4. O Projeto e a proposta pedagógica da escola;
5. Justificativa;
6. Metodologia;
7. Atividades;
8. Acompanhamento, avaliação e disseminação;
9. Definição do título do projeto;
10. Finalização.


Registre as discussões de cada etapa do projeto. O produto destas discussões vai formando o desenho do projeto e isso facilitará ao responsável pela redação final.
Um projeto é elaborado para transformar uma idéia em realidade. Desenvolver este projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.

O projeto elaborado deve ser um projeto da escola, não um projeto do diretor ou de apenas um professor. Para isso, ele deve ser pensado, definido e elaborado coletivamente por todos os segmentos da escola. A participação dos alunos em todas as etapas é essencial.

Etapa 1 – Definição do tema
A primeira providência da equipe é definir um tema para o projeto da escola. Nunca perca de vista que:
1. A participação dos alunos é essencial. Eles sabem melhor do que ninguém quais temas têm interesse de aprender.
2. Como o projeto deve ser multidisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.
3. O tema não deve estar centrado no ensino de informática. O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.


Etapa 2 – Definição dos objetivos gerais
Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto:
1. O que a escola pretende alcançar com o projeto?
2. O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
3. Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?
4. Que impacto o projeto terá sobre ambiente externo à escola?


Etapa 3 – Definição dos objetivos específicos

Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas.

Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.

Etapa 4 – O projeto e a proposta pedagógica da escola

Ao elaborar o projeto, deve-se considerar como ele vai se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.


Etapa 5 – Justificativa

Procure respostas claras para as seguintes questões:

1. Por que é importante fazer o projeto?
A equipe deve refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto.

2. Quem se beneficiará?
É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua atenção nos alunos, razão de ser da escola.


Etapa 6 – Metodologia 

Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é necessário que ela seja:
1. Colaborativa, envolvendo equipes cujos membros conjugam esforços na consecução de um fim comum.
2. Integrativa, envolvendo professores, alunos e, se possível, funcionários e até mesmo membros da comunidade externa, como os pais dos alunos.
3. Multidisciplinar, envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o trabalho escolar.
4. Abrangente quanto à faixa etária dos participantes, envolvendo alunos de diferentes séries numa mesma equipe.
Também é importante que o projeto explicite:
a. Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades.

b. Como será redimensionado o tempo e o espaço da escola, de modo que atividades envolvendo equipes multidisciplinares e alunos de múltiplas séries possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular.
É importante levar em conta o currículo obrigatório e não contar com salas criadas especialmente para facilitar o trabalho colaborativo em projetos que ultrapassem a grade curricular, o horário escolar e os limites da sala de aula tradicional.

Etapa 7 – Atividades

Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada atividade:


O quê?
Especifique a atividade a ser realizada.


Com que fim?
Esclareça quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade.


Como?
Esclareça os métodos adotados para realizar a atividade.


Quando?
Esclareça como a atividade vai se situar dentro do ano letivo e da grade curricular.


Onde?
Descreva o local onde será realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à escola etc.


Quem?
Descreva quem são as pessoas envolvidas na atividade. Não esqueça os alunos.


Com o quê?
Indique os recursos materiais necessários para desenvolver esta atividade.


Etapa 8 – Acompanhamento, avaliação e disseminação :

a. Como será feito o acompanhamento do projeto?
A equipe deve definir e relacionar as formas de acompanhamento e registro dos efeitos do projeto, tais como reuniões de acompanhamento, relatórios ou outros meios.

b. Como serão medidos os efeitos do projeto?
A equipe deve relacionar os indicadores (sinais que mostrem o que está acontecendo) dos efeitos do projeto com os alunos, os professores, a escola e a comunidade, à medida que suas atividades forem sendo realizadas.

c. Como será transmitido o que se aprendeu?
A equipe deve também descrever os meios que utilizará para comunicar a outras escolas e a todos que se interessem pela informática na escola o que foi alcançado (resultado) e como isto ocorreu (processo).
O importante é que outros possam um dia aprender com esta experiência.


Etapa 9 – Título do projeto

Depois de tudo feito, a equipe deve escolher um nome “bem-bolado” que possa despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pelo projeto.


Etapa 10 – Equipe responsável pela elaboração do projeto:

Liste as pessoas envolvidas na elaboração do projeto e sua função na escola (diretor, coordenador, professor, aluno).

Etapa 11 – Finalização:

O projeto deve ter, no máximo, 10 páginas. Procure utilizar uma única cor e apenas um tipo de letra, sempre do mesmo tamanho, para dar boa leitura.

Fonte:
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/roteiro-para-elaboracao-de-projetos-2/
 

Projeto Folclore II

PROPOSTA DE TRABALHO

Justificativa:
Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos , lendas, danças, músicas,hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.
Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas , musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.
Objetivos:
-reconhecer a importância cultural do folclore
-valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-reconstruir código lingüístico e artístico
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-desenvolver o habito da pesquisa
-observar estrutura e características culturais
-estimular produções artísticas individuais e coletivas
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais
-estimular raciocínio e atenção
Conteúdo:
v Pré-escola e Infantil:
Músicas folclóricas
v 1ª série:
Brincadeiras folclóricas
v 2ª série:
Adivinhações
v 3ª série:
Parlendas e trava-línguas
v 4ª série:
Receitas folclóricas
v 5ª série:
Folclore Urbano
Lendas Urbanas
Personagens Folclóricos
Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada .
Após a realização dos trabalhos previstos farão primeiramente a exposição de idéias para aos colegas das outras turmas , posteriormente todas as turmas confeccionarão um pequeno álbum onde estarão contidos alguns exemplos de cada oficina realizada no decorrer do projeto.
A finalização será no dia 24/08 no horário da saída onde os alunos farão a apresentação das idéias aos pais e convidados.

Fonte: 
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2008/08/o-sapo-sabino-sabia-da-sua-saborosa.html
 

Projeto: Memórias todo mundo tem

Em uma escola rural de Ocara, a 104 quilômetros de Fortaleza, um projeto mudou a vida dos alunos. Tudo começou no início de 2011, quando Antonio Oziêlton de Brito Sousa se deparou com o desafio de lecionar Língua Portuguesa para a turma do 8º ano, considerada a mais difícil da EEF Odilon de Souza Brilhante.

Desmotivados, os estudantes se recusavam a realizar as atividades e faziam questão de tumultuar as aulas. O professor - ex-aluno da escola e conhecedor da realidade à sua volta - percebeu que a resistência se devia, em grande parte, à dificuldade dos jovens em entender o que liam. "Por que vou ler isso aí se, no final, não entendo nada?", se perguntava uma aluna.

O problema era comum. O professor decidiu, então, apresentar a eles uma sequência didática em que o texto ganhasse sentido. Ele trabalhou com memórias porque é algo que todo mundo tem. A escolha deu certo!

Projeto: Jogos, operações e problemas

      Com jogos de dados, boliche e argolas, os alunos de Luciane Fernandes Ribeiro, da EMEF Professor Raimundinho, em Marabá, a 485 quilômetros de Belém, aprenderam mais sobre os números e as operações. Na sala do 4º ano, com 34 estudantes, só sete não tinham dificuldade para identificar números, relacioná-los à quantidade e resolver situações-problema que envolviam adição, subtração e divisão.  

Frente a esse cenário, ela elaborou uma sequência didática que convidava a turma a participar dos jogos, que serviram de contexto para a construção de um repertório de cálculos memorizados. 

O trabalho não se restringiu à brincadeira. Durante as aulas, a turma aprendeu estratégias de resolução de cálculos, que deram à garotada mais desenvoltura para interpretar e solucionar os problemas propostos. Luciane estudou muito para elaborar as atividades e considera que a formação em serviço foi fundamental.



A Pedagogia de Projetos no Processo Ensino-Aprendizagem da Educação Infantil

Modernamente, a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento.

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.


O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.

O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.

É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:

A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.

Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.

Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.

E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.

É possível a realização de dois ou três projetos concomitantes com bastante proveito, uma vez que podem abranger diversas áreas de conhecimento, o que oportuniza o desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o espírito de iniciativa e de solidariedade.


Fonte: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como fazer vídeo com fotos e música

Este tutorial do TechTudo ensina a fazer um vídeo com fotos e música de forma simples, ideal para ocasiões como casamento, aniversário, bodas ou formatura. Muitas pessoas não sabem, mas o Windows traz um programa super simples de edição de vídeos, perfeito para esse tipo de material.

O Windows Movie Maker é um programa de edição de vídeos e apresentações que já vem instalado em quase todas as versões do Windows. Ele é simples e eficaz para esse tipo de montagem. Veja no passo a passo abaixo como fazer vídeo com fotos e música:

Passo 1. Para começar a trabalhar, certifique-se que você tem o Windows Movie Maker instalado em seu computador. Se ainda não tiver, baixe-o pelo TechTudo Downloads;

Passo 2. Abra o Windows Movie Maker e veja que sua interface traz o mesmo tipo de estrutura e organização que o Office 2007, o que torna seu uso intuitivo. Para adicionar fotos, clique em "Início" e "Adicionar Vídeos e Fotos" pelo menu superior. Selecione os arquivos na ordem que deseja que sejam apresentados (se houver alguma modificação após, basta arrastá-los para o ponto onde devem ficar). Neste mesmo campo também será possível importar vídeos para sua apresentação;

Passo 3. Para acrescentar uma canção ao seu projeto, clique em "Adicionar uma Música". Ao clicar nele, você perceberá que o programa traz opção de buscar arquivos no seu computador e opções em outros serviços online. Escolha a alternativa desejada e prossiga. A música é ajustada ao tempo em que as fotos aparecem. Caso queira que ela rode inteira, você terá de fazer ajustes nas imagens;

Passo 4. É bem provável que você queira dar um nome ao trabalho. Para isso clique em "Título", em "Início" no menu superior. O programa irá abrir um novo slide com uma caixa de textos. Você pode configurar o primeiro frame do seu trabalho quanto ao design, transparência, contorno e também, acrescentar efeitos ao seu texto;

Passo 5. Da mesma forma que você adicionou o título à apresentação, é possível inserir legendas. Para isso vá ao item referente no menu superior e configure-as da maneira que você achar mais interessante;

Passo 6. Para finalizar sua apresentação, é possível acrescentar efeitos às transições de slides pelo menu "Animações". Mas há algo que é muito mais simples, rápido e insere as mudanças a todo projeto: o recurso "Temas de Filme Automático". Com ele, você escolhe um gênero e ele aplica filtros e animações ao seu projeto, além de inserir título, créditos e tudo mais que um filme possui;

Passo 7. Para salvar seu filme basta clicar em "Salvar Como" e escolher o formato desejado. Ele traz diversas possibilidades, inclusive para visualização em dispositivos móveis. Também é possível compartilhá-lo através das redes sociais diretamente do software, pelo menu "Compartilhar".

Pronto! Seu vídeo com fotos pode fazer sucesso.


Fonte: 
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html
 

Saiba o que é codec para se dar bem com qualquer arquivo de áudio e vídeo

Codecs são programas utilizados para codificar e decodificar arquivos de mídia. Ou seja, eles compactam o formato original, favorecendo o armazenamento, e descompactam na hora da reprodução, transformando novamente em imagem ou áudio.

Em caso de compactação, há dois tipos de codec: sem perda e com perda. O primeiro tipo não altera o som e a imagem. Já o segundo codifica imagem e áudio com perda de qualidade, objetivando alcançar taxas de conversão mais elevadas.
Os codecs podem ser encontrados na forma de programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou programas embutidos em equipamentos, como reprodutores de DVD.

Atualmente, há codecs para diversos formatos. Entre os mais usados, estão XVID, DIVX, RMVB, M4V, sendo que o mais comum é o MP3. Com tamanha diversidade de formatos, é importante verificar no momento da compra de um equipamento se o mesmo suporta os formatos mais atuais, pois normalmente não é possível fazer a instalação de um codec no aparelho.


Os usuários de computadores precisam apenas instalar o codec, algo que, além de gratuito, tornou-se muito fácil com a criação dos chamados pacotes de codecs, programas que agrupam diversos codecs em um instalador. O mais famoso deles é o K-Lite, que atualmente possui duas versões: Full e Mega, sendo que a última vem com um player chamado Media Player Classic.

Além desses pacotes, existem programas de reprodução que suportam qualquer formato sem exigir que outros sejam instalados. Nessa categoria, destacam-se VLC Media Player, KMPlayer e BS Player.

Normalmente só descobrimos a importância de um codec quando é preciso assistir a um filme e o player não consegue reproduzi-lo. Mas a verdade é que, sem o uso de codec, os arquivos multimídia seriam enormes e seu transporte em mídias removíveis ou pela Internet, impraticáveis. Também não seria possível usar sistemas de proteção, o que inviabilizaria a comercialização de conteúdo com controle de direitos autorais.

Fonte:
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/10/saiba-o-que-e-codec-para-se-dar-bem-com-qualquer-arquivo-de-audio-e-video.html