Modernamente,
a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na
sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos
alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação
Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de
fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal
intento.
A Pedagogia de Projetos é
uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a
construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas,
de forma coletiva, entre alunos e professores.
O
projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma
metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a
escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor
tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a
serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando
o que desejam aprender naquele momento.
Na Pedagogia de Projetos, a
atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber
operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em
constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo".
O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e
mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental
que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos
pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma
das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de
tudo, ensiná-lo a pensar certo.
O mais importante no
trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento
dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que
se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só
assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas
diferentes etapas.
É importante perceber a
criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias,
cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de
suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação
ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao
desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes
que algumas etapas devem seguidas:
A primeira delas é a intenção,
na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos
pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se
instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade
dos alunos para a montagem do projeto.
Em seguida, a preparação e o planejamento;
nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades
principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a
definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do
estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com os
alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos
prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
Execução ou desenvolvimento;
é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre
com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção
do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar
possibilidades para sua construção. É interessante realizar,
periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de
acompanhar o desenvolvimento do tema.
E enfim, a apreciação final,
na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e
desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus
sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o
processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina,
avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto
no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.
É possível a realização de
dois ou três projetos concomitantes com bastante proveito, uma vez que
podem abranger diversas áreas de conhecimento, o que oportuniza o
desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o espírito de
iniciativa e de solidariedade.
Fonte: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm
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