Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Projeto: Jogos, operações e problemas

      Com jogos de dados, boliche e argolas, os alunos de Luciane Fernandes Ribeiro, da EMEF Professor Raimundinho, em Marabá, a 485 quilômetros de Belém, aprenderam mais sobre os números e as operações. Na sala do 4º ano, com 34 estudantes, só sete não tinham dificuldade para identificar números, relacioná-los à quantidade e resolver situações-problema que envolviam adição, subtração e divisão.  

Frente a esse cenário, ela elaborou uma sequência didática que convidava a turma a participar dos jogos, que serviram de contexto para a construção de um repertório de cálculos memorizados. 

O trabalho não se restringiu à brincadeira. Durante as aulas, a turma aprendeu estratégias de resolução de cálculos, que deram à garotada mais desenvoltura para interpretar e solucionar os problemas propostos. Luciane estudou muito para elaborar as atividades e considera que a formação em serviço foi fundamental.



Nenhum comentário: