sábado, 25 de agosto de 2012
O e-mail na sala de aula
O
e-mail na sala de aula. E porque não ?
O
e-mail é o meio de comunicação mais popular da Internet. Prático, funcional,
versátil, acessível, rápido e económico, o e-mail conquistou milhões de pessoas
de c todo o mundo, promovendo e fortalecendo laços de amizade e relações
profissiona~ ao mesmo tempo que contribuiu decisivamente para a difusão e
partilha do conhecimento. Ora, com estas características, faz todo o sentido
estudar a melhor forma de integrar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
A
propósito, Teresa Almeida d'Eça, professora e confessa entusiasta das novas
tecnologias de informação, escreveu este "O E-mail na Sala de Aula" ,
uma obra que se destina a todos os professores do ensino básico e secundário
-cerca de 130 000... - no qual avança linhas orientadoras para a planificação e
implementação de projectos electrónicos, e descreve projectos nacionais e
estrangeiros desenvolvidos por e-mail.
Como
refere a autora, e citando Anne Hird em Learning from Cyber-Savvy Students,
" ...os professores enfrentam duas opções. A primeira é continuar a
funcionar dentro da estrutura e rotinas vigentes na sala de aula. Neste caso,
tantos os tópicos estudados como as estratégias usadas na escola podem
tornar-se cada vez mais irrelevantes para os alunos à medida que se aproveitam
do acesso à Intenet fora da escola para aprender aquilo que lhes
interessa" .
Ou
seja, estaremos num momento que se pode revelar decisivo quanto à plena
utilização das novas tecnologias no ensino, mais concretamente quanto à
exploração das diferentes características da nova cultura de aprendizagem e
consequente implementação de tarefas inovadoras. Fonte: http://www.mulherportuguesa.com/tempos-livres/livros/2926
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
10 dicas de segurança online para a Geração Y
Para quem ainda não conhece o termo, Geração Y é o conceito que se
refere a pessoas nascidas, principalmente, após os anos 80 e que
basicamente desenvolvem diversas tarefas ao mesmo tempo e vivem
conectados.
Realizar pesquisas no Google, adicionar amigos nas
redes sociais e twittar diversas vezes por dia são atividades que fazem
parte da rotina dessas pessoas. Mas um detalhe interessante é que essa
turma tão "antenada" não se preocupa tanto com a segurança online quanto
deveria.
Segundo informações do site Mashable,
apenas 31% da Geração Y classificou a segurança como o fator mais
importante na tomada de decisões sobre seu computador. Mas na realidade,
ser pró-ativo com a segurança pessoal online não tem que ser um
inconveniente - deve ser uma prioridade para essa geração conectada.
Skyler King é o gerente de produtos responsável pelo antivírus ZoneAlarm, da empresa Check Point Software Technologies, e ele deu algumas dicas de como cuidar da sua segurança online.
1. Volte para o básico
Parece
simples, mas uma atualização regular do sistema operacional do seu
computador é uma das maneiras mais importantes para protegê-lo, pois as
atualizações são muitas vezes a forma como as empresas enfrentam um
possível problema de segurança. Você pode facilmente configurar o seu
sistema operacional para verificar automaticamente se existem novas
atualizações.
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
2. Não saia por aí clicando em todos os links
Nós já comentamos no Canaltechque o Google detecta quase 10 mil novos sites maliciosos todos os dias. Mas essa estatística inclui sites legítimos que foram invadidos e também aqueles que são projetados para espalhar malware. Seja sempre cauteloso com os links em que você clica. E lembre-se de passar o mouse sobre os links para que você possa rever o endereço completo antes de clicar. Finalmente, mantenha sempre seu firewall e antivírus atualizado e ativo.O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
3. Preste atenção nas últimas mudanças sociais
Pequenas mudanças podem causar grandes problemas se você não tiver cuidado. Por exemplo, o Facebook alterou seu e-mail padrão para @facebook.com, o que significa que um novo grupo de comerciantes e spammers será capaz de conseguir seu contato de uma maneira mais fácil do que nunca. Gostando ou não dessa nova extensão de e-mail, você pode ajustar suas configurações de privacidade para se proteger de possíveis problemas.O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
4. Senhas, senhas, senhas
Sempre crie senhas fortes para contas on-line, e inclua letras, números e símbolos. Senhas mais longas (pelo menos 8 ou 10 caracteres) são mais seguras e ajudam a prevenir ataques. E tente não usar a mesma senha para vários sites. Se uma senha for comprometida em um site, isso pode permitir que hackers entrem em outras contas utilizando a mesma credencial.Se você está tendo problemas para lembrar todas as suas senhas, tente usar um gerenciador de senhas, como o KeePass. Ou você também pode salvá-las por meio da criação de uma planilha simples: ao invés de escrever a senha atual, digite uma dica. Só não vale esquecer a senha que irá proteger o documento.
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
5. Gamer: mantenha seu software de segurança ativado
Não desative seu software de segurança quando estiver jogando. Sim, experimentando uma conexão de alta velocidade com o mínimo de interrupções é importante, mas não em detrimento da segurança. Em vez disso, procure por "modo de jogo" em seu software de segurança. Esta definição não irá interrompê-lo enquanto você está no meio do seu jogo, mas irá mantê-lo protegido.O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
6. Proteja-se dos softwares piratas
A melhor solução é simplesmente nunca usar sites de P2P para baixar software pirata e, ao invés disso, baixar seus arquivos do desenvolvedor de software original. Se mesmo assim você ainda optar por correr esse risco, deve pelo menos tomar algumas precauções, como ler os comentários do usuário antes de baixar o arquivo. Tenha em mente que muitos dos atuais e populares sites de P2P oferecem um sistema de avaliação bastante preciso, que pode lhe proporcionar uma sensação de como esses arquivos para download têm se comportado com outros usuários.O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
7. Cuidado com os ataques de engenharia social
Cyber criminosos vasculham sites de mídia social o tempo todo para aprender tudo o que puderem sobre potenciais alvos. Eles vão usar as informações obtidas para enviar e-mails altamente segmentados, fingindo ser do seu chefe, amigo ou membro da família. É também por isso que você deve sempre observar o que diz online. Revelar muita informação, como um nome do meio ou um nome de animal de estimação, pode ser o suficiente para cair nas armadilhas de criminosos cibernéticos.O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
8. Escolha seus amigos com cuidado
Não há nada como fazer conexões on-line por meio do Facebook e de outras redes sociais. No entanto, você definitivamente estará se arriscando se não tomar o tempo necessário para filtrar quem você aceita em seu círculo de amizades virtuais. Pedidos de amizade de pessoas desconhecidas e sem a menor conexão com sua rede de amigos devem sempre ser analisados com cuidado. Além do mais, se sua conta for invadida, alguém pode espalhar malware para os computadores dos outros em seu nome.O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
9. Tome cuidado ao realizar download de vídeos
O vídeo online realmente decolou, especialmente para a Geração Y, que muitas vezes passa mais tempo assistindo a conteúdo on-line do que qualquer outro grupo de pessoas. Tenha cuidado ao baixar vídeos, pois essa atividade pode ser uma fonte de vírus. Nunca instale software de compartilhamento de arquivos locais ao tentar visualizar um vídeo, e tenha em mente que o download de um vídeo por si só, nunca deve exigir que se clique um arquivo executável (.exe).O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
10. Tenha cuidado ao usar Hotspots Wi-Fi
A maioria das pessoas fica empolgada ao se deparar com um local que ofereça acesso a uma rede Wi-Fi. Mas tome cuidado, antes de se conectar verifique se o nome da rede é de um serviço legítimo.Uma VPN é uma boa saída, pois cria um caminho virtual protegido por senhas e criptografia, garantindo que esses dados estarão seguros e livres de ações de terceiros, mesmo se você estiver em um público. Vários serviços estão disponíveis, ou você pode até mesmo usar um aplicativo como o Hotspot Shield, que define uma VPN para você automaticamente.
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Ficar vigilante é um bom começo, mas não é o suficiente. Não se iluda
com uma falsa sensação de segurança, não importa qual a sua idade. Você
não só irá evitar se tornar parte da estatística, mas também vai fazer a
sua parte para manter a Internet segura para sua comunidade online.
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Fonte: http://canaltech.com.br/dica/seguranca/10-dicas-de-seguranca-online-para-a-Geracao-Y/
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
O Museu dos Museus Online
O MoOM é o Museu dos Museus Online. Para poupar o trabalho de quem
procura por arte, numa única página estão linkados os maiores museus do
Mundo e as principais exposições.
Belo passeio!
Faça o tour Clique aqui
Fonte:http://arquivinho.blogspot.com.br/2008/08/o-museu-dos-museus-online.html
Belo passeio!
Faça o tour Clique aqui
Fonte:http://arquivinho.blogspot.com.br/2008/08/o-museu-dos-museus-online.html
Todas as dietas para quem quer emagrecer numa só página
Se você pensa em emagrecer, guarde bem esse endereço.
Numa só página estão reunidos todos os regimes e cardápios para você
escolher: Dieta da Ração Humana, das Notas, das Famosas, Dieta Líquida,
do Iogurte, do Metabolismo Lento, do Chá Verde, dos Pontos, Dietas de
Emergência e muito mais. Todas foram publicadas em Revistas da Editora
Abril.
Confira! e planeje-se para entrar em forma. Continue lendo... e clique aqui
Confira! e planeje-se para entrar em forma. Continue lendo... e clique aqui
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/dieta/especial/dieta-emagrecer/
Como colocar música no seu blog
Os leitores assíduos e fiéis sabem: eu não gosto de
música em blogs. Eu amo música, mas acho que ninguém é obrigado a ouvir o
que eu escuto. Então meus queridos, nada de autoplay, ok? Lembrem que
muitos internautas já navegam escutando o seu sonzinho particular;
outros estão no trabalho e ainda existem aqueles que andam pela web,
madrugada a fora, e não vão gostar de acordar a casa toda com aquele
rock pauleira do seu blog. Cabe ao visitante a decisão de apertar ou não
o play. Eu já levei cada susto!
Existem diversas
formas de se colocar um player de música no blog. Gosto daqueles
serviços que já fazem tudo de forma automática, levando em conta que
usabilidade é tudo.
Para colocar um player na sidebar,
é preciso copiar o código fornecido pelo site, entrar em layout
>elementos de página> adicionar gadget> e colar em
html/javascript. Para colocar dentro do post, clique na aba editar html do editor de textos do Blogger e cole o código.
Player com upload de músicas
Serviço
de hospedagem de arquivos, com 5 GB de espaço. É necessário fazer
cadastro e aguardar confirmação por email. Aceita upload de video,
áudio, fotos e documentos.
Para
áudio, faça o upload do arquivo e depois de pronto clique em "mp3
widgets"; daí é só escolher o modelo do seu player. Também podemos criar
playlists com qualquer arquivo hospedado no site. Super completo!
O mais simples e
prático. Basta fazer o upload do arquivo mp3, preencher os campos em
branco e aguardar. Ao final aparecerá a opção de incluir o player no seu
blog.
Players de rádios online
Basta copiar o código e colar no gadget html/javascript
Clique em player, escolha o formato e a cor do player e copie o código.
Faça uma busca, escolha a música que você deseja colocar no seu blog e copie o código que está em this song in your site.
Fonte: http://www.dicasblogger.com.br/2008/09/como-colocar-musica-no-blog-blogger.html
Como Criar Um Link: Imagens, Textos e Dicas
Como criar um link em uma imagem ou um texto? Você
sabe como se faz isso? Bom, provavelmente se você já tem um tempinho de
estrada, sua resposta deve ser sim. Mas acredite, mesmo quem acha que já
sabe tudo, ainda tem o que aprender (isso vale para qualquer coisa na
vida).
É fato que para quem está começando saber
como linkar uma imagem ou um texto não é fácil. E mesmo para quem já tem
alguma experiência, existem algumas dicas que podem ser preciosas. Então vamos lá!
O Que é Um Link?
Pesquisando na Wikipédia, temos a seguinte definição:
"Uma hiperligação, um liame, ou simplesmente uma
ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos
ingleses, hyperlink e link), é uma
referência num documento em hipertexto a outras partes deste documento
ou a outro documento. De certa maneira pode-se vê-la como análoga a uma
citação na literatura. Ao contrário desta, no entanto, a hiperligação
pode ser combinada com uma rede de dados e um protocolo de acesso
adequado e assim ser usada para ter acesso direto ao recurso
referenciado. Este pode então ser gravado, visualizado ou mostrado como
parte do documento que faz a referência."
Eu acho que mais complicou que ajudou né?
Em uma definição bem simples:
É o link que torna capaz a ligação entre uma página e outra na Web! (by eu mesmo)
No básico do básico, isso é um link = Novo na Rede
Se você olhar no código da página é isso o que vai ver:
Vamos entender isso:
">Novo na Rede
Vamos entender isso:
">Novo na Rede
: é a parte inicial do link sendo que o A é de Anchor (âncora) e o href é de Hypertext REFerence
(referência de hipertexto) você nem precisaria saber disso para criar
um link, mas como aprendi isso lá no século passado, achei legal passar
aqui.
http://www.novonarede.com.br/blog: é a URL (endereço) da página que quero linkar.
Novo na Rede: é descrição do link (o que vai aparecer no resultado final).
Complementos de Um Link
target="_blank": usado para abrir o link em outra janela ao ser clicado.
Exemplo:
title: usado para falar do que se trata o link.
Quando você repousar o mouse sobre o link a palavra Descrição vai aparecer (ou qualquer outra palavra ou frase que você coloque no lugar).
Linkando Imagens
Lembra lá do primeiro código? Assim:
Pois então, para linkar uma imagem, basicamente tudo o
que você precisa é trocar a descrição do link que é a parte que aparece
na tela no resultado final (no nosso exemplo as palavras "Novo na
Rede") por um código que vai se encarregar de mostrar a imagem.
Código da imagem:
Linkando fica assim:
Vamos ver um exemplo prático:
Este seria o resultado do link acima:
Ao clicar na imagem você será enviado para a primeira
página do blog com o link abrindo em outra janela (target="_blank"
lembra?).
Hospedagem gratuita de arquivos para download
Uma dúvida frequente, principalmente prá quem está começando, é saber onde hospedar arquivos. Um blog precisa de imagens, links, documentos e até música.
Existem diversos sites que oferecem este serviço. Selecionei os melhores para vocês. Todos permitem o arquivamento e compartilhamento de arquivos.
IMAGENS
http://www.flickr.com/
http://picasaweb.google.com/home
http://m.photobucket.com/
http://imageshack.us/
Leia também: Backup no Picasa de imagens contidas nos templates
MÚSICAS
http://www.esnips.com/
Boomp3
Leia também: Como colocar música no seu blog
ARQUIVOS EM GERAL
http://www.4shared.com/
http://megaupload.com/
http://rapidshare.com/
http://www.easy-share.com/
https://www.dropbox.com/
Leia também:Armazenamento e sincronização é com Dropbox
Fonte: http://www.dicasblogger.com.br/2008/09/hospedagem-gratuita-de-arquivos.html
Existem diversos sites que oferecem este serviço. Selecionei os melhores para vocês. Todos permitem o arquivamento e compartilhamento de arquivos.
IMAGENS
http://www.flickr.com/
http://picasaweb.google.com/home
http://m.photobucket.com/
http://imageshack.us/
Leia também: Backup no Picasa de imagens contidas nos templates
MÚSICAS
http://www.esnips.com/
Boomp3
Leia também: Como colocar música no seu blog
ARQUIVOS EM GERAL
http://www.4shared.com/
http://megaupload.com/
http://rapidshare.com/
http://www.easy-share.com/
https://www.dropbox.com/
Leia também:Armazenamento e sincronização é com Dropbox
Mapa do Mundo da Web 2.0
Um mosaico criado em forma do mapa do mundo com 1001 logos originais de aplicativos web 2.0. Uma forma criativa e original de apresentar vários sites e diversos deles são muito interessantes.
Mapa do Mundo da Web 2.0
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
A internet transformou a língua portuguesa?
Língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique,
Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, o português está entre os
dez idiomas mais faladas no mundo, de acordo com a CPLP (Comunidade de
Países de Língua Portuguesa). Nos últimos anos, ele tem sofrido
influência direta da internet, e o advento das redes sociais deu um empurrão nesse quadro.
Se td o q fosse publicado aqui no Olhar Digital fosse digitado desta forma, s/ respeitar mto o que se aprende na escola quanto à escrita, o conteúdo das reportagens seria deixado de lado? Vcs, leitores, acreditam q um "corrão", um "comofas" ou um "todos chora" dificulta a compreensão?
"Prejudica o ser humano num modo geral", adverte Inês Perna, executive search da Case Consultores. Para ela, que trabalha há mais de 20 anos com recrutamento, falando com perfis que vão dos jovens aos mais experientes executivos, "as pessoas esquecem como se faz".
Inês considera que os internautas têm desaprendido o português e a linguagem escrita sofre com isso, mas ela salienta que há mais ou menos atenção dependendo do tipo de rede social em que se está escrevendo. Num LinkedIn, por exemplo, as gírias da rede praticamente não entram.
Se td o q fosse publicado aqui no Olhar Digital fosse digitado desta forma, s/ respeitar mto o que se aprende na escola quanto à escrita, o conteúdo das reportagens seria deixado de lado? Vcs, leitores, acreditam q um "corrão", um "comofas" ou um "todos chora" dificulta a compreensão?
"Prejudica o ser humano num modo geral", adverte Inês Perna, executive search da Case Consultores. Para ela, que trabalha há mais de 20 anos com recrutamento, falando com perfis que vão dos jovens aos mais experientes executivos, "as pessoas esquecem como se faz".
Inês considera que os internautas têm desaprendido o português e a linguagem escrita sofre com isso, mas ela salienta que há mais ou menos atenção dependendo do tipo de rede social em que se está escrevendo. Num LinkedIn, por exemplo, as gírias da rede praticamente não entram.
Quem perde com isso?
"Ouço muitas pessoas falando que a exposição ao português errado pode influenciar negativamente as pessoas. Mas estamos muito mais expostos ao português correto do que o contrário. Isso influencia positivamente? Pelo visto não, certo? Então por que o contrário seria verdadeiro?", questiona Bia Granja, curadora do youPIX Festival, dado como maior evento de cultura de internet do Brasil.
Bia é autora de um manifesto que defende o direito de usar expressões da rede sem culpa (veja aqui). Ao Olhar Digital, ela explica: "Meu argumento é em relação à importância de garantir liberdade de voz, mesmo pra quem não conhece todas as regras gramaticais existentes e que, diga-se de passagem, são convenções e não leis imutáveis."
Mas será que o uso persistente desse novo idioma não pode confundir a pessoa na hora de tentar um emprego? O internauta sabe lidar com a diferença entre se comunicar pela rede com qualquer um e falar com recrutadores? "No LinkedIn, a gente vê posts com alguns erros de ortografia. Num Facebook, Twitter isso é mais permissivo, porque aquilo não é lugar para contato profissional", aponta Inês.
Reduzir palavras, por exemplo, já faz parte do cotidiano de quem é ativo na internet. O que para alguns pode ser visto como aberração aceita, outros enxergam como evolução natural da língua. De qualquer maneira, seu uso é proibido no contato profissional, a não ser em caso de comunicação interna. "Mas não aquela coisa de substituir um acento agudo por um h", aconselha a executiva.
"Abreviação de palavras nasceu com a internet? Não! O 'vc' que usamos hoje é uma abreviação de 'você', que é uma abreviação de 'vancê', que é uma abreviação de 'vosmecê', que abrevia 'vossemecê', que abrevia 'vossa mercê'. Ou seja, a língua sempre se adapta ao estilo de vida daqueles que a usam", complementa Bia. "E, convenhamos, esse estilo e os meios estão cada vez mais velozes, não?"
"Ouço muitas pessoas falando que a exposição ao português errado pode influenciar negativamente as pessoas. Mas estamos muito mais expostos ao português correto do que o contrário. Isso influencia positivamente? Pelo visto não, certo? Então por que o contrário seria verdadeiro?", questiona Bia Granja, curadora do youPIX Festival, dado como maior evento de cultura de internet do Brasil.
Bia é autora de um manifesto que defende o direito de usar expressões da rede sem culpa (veja aqui). Ao Olhar Digital, ela explica: "Meu argumento é em relação à importância de garantir liberdade de voz, mesmo pra quem não conhece todas as regras gramaticais existentes e que, diga-se de passagem, são convenções e não leis imutáveis."
Mas será que o uso persistente desse novo idioma não pode confundir a pessoa na hora de tentar um emprego? O internauta sabe lidar com a diferença entre se comunicar pela rede com qualquer um e falar com recrutadores? "No LinkedIn, a gente vê posts com alguns erros de ortografia. Num Facebook, Twitter isso é mais permissivo, porque aquilo não é lugar para contato profissional", aponta Inês.
Reduzir palavras, por exemplo, já faz parte do cotidiano de quem é ativo na internet. O que para alguns pode ser visto como aberração aceita, outros enxergam como evolução natural da língua. De qualquer maneira, seu uso é proibido no contato profissional, a não ser em caso de comunicação interna. "Mas não aquela coisa de substituir um acento agudo por um h", aconselha a executiva.
"Abreviação de palavras nasceu com a internet? Não! O 'vc' que usamos hoje é uma abreviação de 'você', que é uma abreviação de 'vancê', que é uma abreviação de 'vosmecê', que abrevia 'vossemecê', que abrevia 'vossa mercê'. Ou seja, a língua sempre se adapta ao estilo de vida daqueles que a usam", complementa Bia. "E, convenhamos, esse estilo e os meios estão cada vez mais velozes, não?"
Evolução
Em 2010, o dicionário Aurélio incorporou verbetes do ambiente digital, as chamadas expressões "wébicas". Entre eles estão palavras como "e-book", "tablet", "pop-up", além dos verbos "tuitar" e "blogar". Os substantivos "fotolog", "bluetooth", "blu-ray disc" e "blu-ray player" também foram incluídos.
"Se você for pensar, 'tuitar' é bem mais uma palavra técnica do que 'wébica': existe uma rede social chamada Twitter, quando você posta algo ali você 'tuíta', portanto o verbo 'tuitar' é tão verbo quanto 'dormir', 'imprimir', 'digitar', 'clicar'", expõe a curadora do youPIX, para quem "novos comportamentos exigem novos verbos".
Inês não vê sinais de doença no português, ele é adaptável; e o neologismo existe muito antes de a internet ser criada. Ela ressalta que na agilidade as pessoas erram e acabam não corrigindo, então às vezes o problema nem é a linguagem, mas os erros de digitação. Além do mais, lembra ela, "a internet nunca vai ser tão formal quanto a carta".
Em 2010, o dicionário Aurélio incorporou verbetes do ambiente digital, as chamadas expressões "wébicas". Entre eles estão palavras como "e-book", "tablet", "pop-up", além dos verbos "tuitar" e "blogar". Os substantivos "fotolog", "bluetooth", "blu-ray disc" e "blu-ray player" também foram incluídos.
"Se você for pensar, 'tuitar' é bem mais uma palavra técnica do que 'wébica': existe uma rede social chamada Twitter, quando você posta algo ali você 'tuíta', portanto o verbo 'tuitar' é tão verbo quanto 'dormir', 'imprimir', 'digitar', 'clicar'", expõe a curadora do youPIX, para quem "novos comportamentos exigem novos verbos".
Inês não vê sinais de doença no português, ele é adaptável; e o neologismo existe muito antes de a internet ser criada. Ela ressalta que na agilidade as pessoas erram e acabam não corrigindo, então às vezes o problema nem é a linguagem, mas os erros de digitação. Além do mais, lembra ela, "a internet nunca vai ser tão formal quanto a carta".
Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/jovem/redes_sociais/noticias/a-internet-transformou-a-lingua-portuguesa
se deseja acessar o site Olhar digital que fala tudo sobre as atualidades sobre tecnologia, clique aqui
Assinar:
Postagens (Atom)